quinta-feira, fevereiro 19

A VIA DA SUAVIDADE

Sem querer concorrer com o excelente post do Tózé « Milhafre » a propósito da insigne efeméride dos 30 anos do Judo Clube de Ponta Delgada não queria deixar de marcar a minha profunda admiração por um desporto que, etimológicamente, significa a via da suavidade !
O Judo está entre nós há 30 anos por via do esforço continuado do Sensei Masatoshi Ohi e do Sensei Jorge Baptista que têm contribuído para uma educação que passa por um são equilíbrio corporal e espiritual. Formou e continua a formar Jovens de todas as idades num ambiente desportivo de escrupuloso respeito pelos nossos limites e pelo nosso adversário. Tem um notável e regular ranking a nível nacional sendo raros os anos em que não temos, pelo menos, um campeão nacional numa determinada categoria !
E tudo isto sem o alarido escandaloso de algumas luminárias do desporto que, como já o disse noutro post, prestam dolosamente um serviço de deformação cívica.
O desporto não é só competição é também a capacidade de evoluirmos social e individualmente superando os nossos limites possíveis. O desporto também é cultura sem ser necessariamente culturista !
Para quem tiver interesse em saber mais sobre Judo :
www.judoinfo.com
www.kodokan.org
www.zenjudo.com
www.britishjudo.org.uk

Sem comentários: