sábado, fevereiro 12
«INFORMATION - REFORMATION»
«Blog Understanding the Information-Reformation That's changing your world» é o título deste livro de Hugh Hewitt.
Mereceu uma página de Fernando Sobral na última edição da revista Sábado, onde se lê que, segundo o autor «os blogues são a nova vaga da revolução mediática e que é tão importante para a massificação da informação como foi a criação da imprensa». Quanto a este dogma tenho algum cepticismo, embora acredite que ele seja subscrito por muitos e entre nós recorrentemente sustentado pelo Nuno Barata, decano da nossa blogoesfera e um contagiante adepto da mesma.
Seguindo o artigo da Sábado lê-se ainda que «o autor analisa a forma como a tecnologia dos blogues está a alterar as formas de se informar o público, dando inclusivamente exemplos de como eles alteram o comportamento da sociedade relativamente a acontecimentos políticos ou jornalísticos. Hewitt refere também que os blogues põem em causa o controlo de informação por conglomerados que se reforçou tendencialmente nos últimos anos. Para ele, em suma, os blogues abrem janelas de comunicação rápidas e eficazes e são capazes de vir a modificar de forma revolucionária toda a nossa noção de informação e de liberdade de opinião. Ao mesmo tempo que colocam nas mãos de cada utilizador as ferramentas tecnológicas que permitem cumprir os seus objectivos».
O autor de «Blog - Understanding the Information-Reformation» é catalogado na net como United States conservative radio talk show host (espero que não seja do género «tele-evangelista») e é ainda Professor de Direito Constitucional na Chapman University em Orange-Califórnia.
Como não podia deixar de ser Hugh Hewitt é também um Blogger cujo sítio www.hughhewitt.com pode ser consultado aqui.
Quanto ao livro, por enquanto, está apenas disponível on-line na www.amazon.com e por 13,99 US Dólares... dou-lhe o benefício da dúvida apesar das parangonas da capa nestes termos: «why you must know how the blogosphere is smashing the old media monopoly and giving individuals power in the marketplace of ideas».
Não admira pois que, lá e cá, os tradicionais barões da imprensa escrita cada vez mais fazem vista grossa aos blogues.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário