quarta-feira, fevereiro 23

O BLUES DE CABO VERDE


O Jazz pode ser servido puro ou blended! A sugestão que aqui fica é um soberbo blended num cocktail de mestria e estilos.

Este Blues de Cabo Verde não sendo uma novidade é do melhor que a Blue Note tem reeditado.

Horace Silver (n. em 2 Set de 1928) é um dos artistas da Blue Note que merece incondicional veneração. Na sua discografia está a autoria de «Song for My Father» (uma das minha melodias favoritas), que é hoje um dos «standards» de maior êxito «comercial» sem, contudo, perca da inegável qualidade lírica e melódica que sempre foi uma imagem de marca da sua obra. Aliás, o tema que dá nome ao citado álbum, editado em 1964, integra a luxuosa lista dos 25 melhores de sempre da Blue Note.

Antes de formar o seu quinteto, este virtuoso do piano acompanhou Stan Getz, trabalhou com Art Blakey e finalmente liderou o seu próprio projecto. Nele foi impulsionador e fundador do movimento hard bop cujo estilo, como se sabe, revolucionou o Jazz. Todavia, o encanto de Horace Silver está em pérolas como este «Cape Verdean Blues» que aqui se sugere, no qual o compositor consegue embrulhar sem remoque um verdadeiro mix de géneros de Jazz, oferecendo-nos no final um compendium que, seguramente, guardamos na lista dos nossos favoritos.

Na edição original de «Cape Verdean Blues», hoje recuperada por via das magníficas Edições de Rudy Van Gelder, Horace Silver dizia que esta obra tinha três fontes de inspiração. A primeira remontava à música popular das ilhas de Cabo Verde de onde era natural o seu pai. A segunda passava pelas coordenadas do Samba do Rio de Janeiro. A terceira, e para usar as palavras do mestre: «my love for the good old American funky blues».

Em suma, Jazz blended e servido por um artista incontornável. Um must em qualquer discoteca melómana... e apenas por 11 Euros!!! (num próximo post mais música... desta feita de 2005... por hoje: Fim de Emissão)

«Cape Verdean Blues»
Reedição de 2004

Personnel:
Horace Silver: piano
Woody Shaw: trumpet
J.J. Johnson: trombone
Joe Henderson: tenor sax
Bob Cranshaw: bass
Roger Humphries: drums

Sem comentários: