quarta-feira, janeiro 19

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.




«...é facílimo, barato e fiável montar um sistema de alerta para maremotos com reflexos nos Açores. Na era dos computadores, da fibra óptica e dos satélites e com a "sementeira" de equipamentos sismográficos que anda por aí, em poucas semanas é possível concretizar uma rede avisadora»
Victor Hugo Forjaz, sexta-feira 14 de Janeiro no Açoriano Oriental

«Estou convencido que da cartola o eng. Sócrates terá que tirar elefantes e não coelhos, para que os portugueses voltem a ficar optimistas»
André Marques Paz, Sábado 15 de Janeiro no Açoriano Oriental

«O CDS passou a ser, agora, a fonte de todas as virtudes. Já tive isso na campanha de Lisboa, O dr. Portas era o herói da Esquerda»
Pedro Santana Lopes, Sábado 15 de Janeiro no Jornal de Notícias

«O princípio da não escolha é fundamental para que se mantenha o dogma da igualdade. Neste mundo todos são iguais a todos: os bons professores ganham o mesmo que os maus. Os funcionários administrativos empenhados são tão valorizados ou depreciados quanto o mais absentista ou corrupto dos seus colegas. Os bons alunos não são estimulados para não se fazer sobressair a ignorância ou o desinteresse alheios»
Helena Matos, Sábado, 15 de Janeiro no Público

«Agora, só falta saber quem será o próximo ministro ou próximo cacique que resolve dar um encontrão ao primeiro-ministro: com a máxima lealdade e apreço, evidentemente.»
Vasco Pulido Valente, Sábado 15 de Janeiro no Público

«Nesta campanha eleitoral, julgo (presunção legítima) que haverá um debate na televisão entre o candidato n.º 1 do PS, Ricardo Rodrigues, e o seu par do PSD Mota Amaral; o que é que um e outro têm para nos dizer sobre: aborto e a revisão da lei que está na agenda de Sócrates; uniões de facto e casamentos homossexual e a pretensão destes do direito de adopção de filhos; cidadania e a desprotecção das vítimas menores, como por exemplo as que vão a julgamento sem advogados que as defendam contra a Defesa dos arguidos e contra as suas próprias e respectivas famílias que as obrigam a "desistir" das queixas...»
Estevão Gago da Câmara, Sábado 15 de Janeiro no Açoriano Oriental

«Ricos, fiquei embasbacada com os aumentos das tarifas da SATA. Aquilo é que foi subir as passagens e baixar a temperatura da comidinha servida a bordo, passadas as eleições regionais.»
Maria Corisca, Domingo 16 de Janeiro , no Correio dos Açores

«Um dos motivos invocados para debater ou corrigir o sistema eleitoral consiste na necessidade de produzir um parlamento melhor e eleger deputados mais capazes. Eis uma ideia errada que corre o risco de tornar inúteis as discussões. Nada garante que as actuais listas blindadas de candidatos substituíveis produzam deputados inferiores ou superiores aos que resultariam de listas individuais e de círculos uninominais.(...) Os argumentos sobre o valor do deputado desnaturam o debate. Na verdade, o que está em causa são os eleitores, não os eleitos.»
António Barreto, Domingo 16 de Janeiro no Público

Sem comentários: