quinta-feira, janeiro 13

PACIÊNCIA DE CHINÊS



Não! Não é uma «Louquícia» ou uma boutade do «Contra-Informação», são declarações oficiais do Presidente da República, Jorge Sampaio, que defendeu hoje uma relação de diálogo e compreensão entre a União Europeia e a China, mais concretamente, na questão dos direitos humanos! Acredite se quiser mas, segundo o Público, Jorge Sampaio, a propósito dos direitos humanos na China, dixit: "não se pode entrar à canelada" com "uma potência emergente". "É um diálogo paciente", "lento" e "longo", ou seja, para o efeito é preciso ter paciência de Chinês.

Definitivamente o reino de Sampaio não é deste mundo! Primeiro, estranha-se o diálogo com a barbárie em matéria de Direitos Humanos, especialmente na China dos presos por delito de opinião, das execuções sumárias por crimes bagatelares, da eugénica política de controlo de natalidade... and so on! Depois, se se trata de uma matéria sensível e delicada onde, taxativamente, "não se pode entrar à canelada", o melhor é estar quieto, porquanto, as alternativas abaixo da canela são assaz escassas! Finalmente, olhar para a China e descobrir uma «potência emergente» só se explica se, entretanto, Jorge Sampaio andou meio Século XX distraído a olhar para outro lado.

Mas, afinal tudo tem uma explicação quando entre os princípios se interpõem os interesses do vil metal que não tem ideologia nem moral. Na verdade, o nosso Presidente da República, lá longe em Pequim, a propósito do «diálogo» disse: "Podemos tirar algum benefício disso" e "juntar ao diálogo político, que é frutuoso, uma dimensão económica"... que é como quem diz em bom Português «juntar o útil ao agradável». Claro está que esta linguagem simples não consta do léxico do Sampaiês. A propósito a diligente embaixada Portuguesa em Pequim, com a devida antecedência, treinou um batalhão de autóctones, com conhecida e atávica paciência de Chinês, para a árdua tarefa de servirem de interpretes oficiais de Sampaiês... devem estar todos de olhos em bico!

Sem comentários: