segunda-feira, janeiro 17

VIÚVA POR UM ANO



A adaptação cinematográfica de grandes obras de ficção, regra geral, tem por sina redundar num lamentável pastiche em estilo soap opera ou de romance de aeroporto. Recordo a propósito a asquerosa adaptação da obra prima de Philip Roth, «A Mancha Humana» (Ed. da D. Quixote em Portugal), com um incongruente Anthony Hopkins e uma Nicole Kidman que já se sabia disposta a tudo mas, nunca em alinhar em tão deplorável corruptela de um must da literatura contemporânea.

Vem isto, en passant, porque passei pela Bertrand e dei de caras com uma edição de uma obra de John Irving, «Viúva por um ano», agora mascarada com uma sobrecapa promocional da respectiva adaptação cinematográfica.

Conhecendo os antecedentes dou o benefício da dúvida ao filme que aqui se promove. Na verdade, «O Estranho Mundo de Garp», «Hotel New Hampshire» ou até mesmo «Cider House Rules», são felizes adaptações que se vêem e revêem com agrado. Seja como for um grande livro é sempre muito mais gratificante e este «Viúva por um Ano» (Em Portugal Editado pela ASA) não foge à regra. É absolutamente indispensável, no lote de ficção moderna, em qualquer biblioteca que não sirva apenas de enfeite doméstico.

A recensão do livreiro está aqui, a minha crítica aqui está.

Um dia destes volta à minha mesa de cabeceira para ser relido. Entretanto, sugiro ao Pedro Arruda que o disponibilize na nossa lista de recomendações de leitura. Custa 15 Euros e 85 Cêntimos na Bertrand de Ponta Delgada e 14 Euros e 40 Cêntimos na do Chiado (custos da insularidade presumo)! Quanto a fitas ficamos à espera do DVD do «A Porta do Chão» e, pode ser que, entretanto, Hollywood se tenha atirado a fazer uma mega produção da escabrosa obra «Um filho do Circo»!

Sem comentários: