segunda-feira, abril 17

Alta Fidelidade *

V/A - Monsieur Gainsbourg Revisited (Barclay)

Monsieur Gainsbourg Revisited é uma humilde homenagem ao músico francês desaparecido há 15 anos, em Paris.

Uma vida de excessos conduziram-no a uma morte precoce mas que, nem por isso, o deixou ser um ícone maior da cena musical internacional.

Na memória dos 50 anos do "cantor do sexo e da sedução, criador anarquista e 'crooner' clássico, homem da decadência e da liberdade" (Y/Público de 31/03/06), surgiu a ideia de reunir uma série de nomes internacionais em consonância com a memória da herança protagonizada por Serge Gainsbourg. Assim, na lista restrita de convidados podemos encontrar referências tão dispares como as de: Tricky, Franz Ferdinand, Cat Power, Michael Stipe, Placebo, Portishead, Marianne Faithfull, Jarvis Cocker, The Kills e de The Rakes.

A iniciativa surgiu por intermédio da revista semanal Les Inrockuptibles com o intuito, não revelado, de conquistar o universo anglo-saxónico, na medida em que muitos são os artistas que fazem repetidamente referência de culto à música e à figura de Monsieur Gainsbourg. Daí que as versões presentes nesta revisitação socorrem-se, naturalmente, do inglês numa transcrição realizada por Boris Bergman, cuja finalidade comercial evidencia a necessidade de quebra da barreira temporal e geracional.

Como qualquer outro projecto similar nem sempre as abordagens são, de todo, homogéneas - por graça da criatividade momentânea. Mas, ainda assim, o destaque vai para as prestações de Cat Power em dueto com Karen Elson num lânguido Je t'aime moi non plus, a colaboração entre Jarvis Cocker e Kid Loco e, eventualmente, os Portishead num mais que sombrio e psicadélico - Un Jour Comme un Autre - Anna. E ainda para a participação de algumas das cantoras originais como: Françoise Hardy e Jane Birkin.

Curiosamente, para não dizer obviamente, as versões mais apetecíveis são as que ficam mais próximas dos originais. Sem, no entanto, desvirtuar a intenção, desta homenagem, que consiste em perpetuar na memória a obra-prima de Serge Gainsbourg e nunca a tentativa de conseguir suplantá-la (o que seria, no mínimo, absurdo e despropositado).

Para quem conhece fica aqui a sugestão. Para muitos a introdução ao universo tangível do personagem controverso e vanguardista de Serge Gainsbourg.

* crónica semanal publicada no suplemento SARL/Jornal dos Açores de 14.04.06
** Proposta disponível na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)

Sem comentários: