domingo, abril 2

Alta Fidelidade *

Tosca - Souvenirs (G-Stone)

Mais um sessão de revisão imposta à matéria dada pela dupla Richard Dorfmeister e Rupert Huber - também conhecidos por Tosca.

Neste Souvenirs estão reunidos versões de alguns temas incluídos em J.A.C., o último álbum de originais dos Tosca.

Na lista de convidados podemos encontrar velhos e novos amigos, uns mais conhecidos do que outros, mas todos cúmplices na acção de virar o disco para tocar o mesmo.

A iniciar as hostilidades temos Burnt Friedman, um músico associado a projectos como os Nonplace e Flanger, e que aqui reproduz a sua visão musical globalizante, os alemães Frost & Wagner numa contribuição dub; Plantlife apresenta um registo downbeat; Señor Coconut com a sua veia latina e em registo Big Band; Hans-Peter Lindstrom, norueguês, e um dos homens mais requisitados do mercado, em termos de remisturas, debita uma sonoridade espacial em formato disco.

Contam-se, igualmente, as prestações de DJ DSL, Mr. Stereotyp, Henrik Schwarz, Makossa & Megablast e uns velhos companheiros de estrada os Madrid de los Austrias.

Após uma audição é palpável o efeito difuso dos diversos intervenientes. Souvenirs pauta-se por algumas irregularidades, na exacta medida que esta troca de experiências nem sempre favorece a matéria prima original, passível de materialização, pelas diversas linguagens a concurso. Pelo que esta operação serve, fundamentalmente, os propósitos a G-Stone, a editora pertença da dupla, na difusão dos novos artistas associados/contratados.

De qualquer modo e apesar de alguma estagnação estética e criativa os Tosca são um nome indissociável do que de melhor se produz ao nível da electrónica contemporânea.

* crónica semanal publicada no suplemento SARL/Jornal dos Açores de 24.03.06
** Proposta disponível na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)

Sem comentários: