quinta-feira, março 17

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.



...

«Mota Amaral... esteja ele onde estiver, basta a sua presença para promover os Açores. Confesso que me senti arrebatado por tal ideia e logo imaginei a figura de Mota Amaral a emergir com languidez do verdeazul das nossas lagoas, trazendo na cabeça uma coroa de nuvens e envergando, no corpo esguio, um maillot de licra decorado com garças e hortênsias, ao mesmo tempo que se vai ouvindo, temperada por repiques de viola da terra, uma voz daquelas tipo Lauren Bacall, fazendo irresistíveis convites do tipo: - «Açores um destino de sonho / Venha daí comigo aos Açores... Hummm...» Até me arrepiei.»
Luiz Fagundes Duarte, Sábado 5 de Março no Açoriano Oriental.

«No dia 8 de Março de 1875, trabalhadoras de uma indústria têxtil de Nova York em greve pela diminuição da jornada de trabalho, foram trancadas e a fábrica incendiada, provocando a morte de 129 delas. No II Congresso Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, em Copenhague, Clara Zetkin, editora do jornal feminista «A Igualdade» propõe essa data como referência para todas as mulheres do mundo celebrarem e comemorarem as suas lutas... estes factos não aconteceram como são narrados.»
Ana Isabel Sousa, Domingo 6 de Março no Açoriano Oriental.

«O Chile beneficiou com o governo militar do General Augusto Pinochet com um aumento significativo da população escolar.»
Dom Marcus de Noronha da Costa, na Caraçores de Março.

«Hoje, o PS já tem máquina e encerra nessa mesma máquina pessoas que de socialistas nada têm, alguns são mais reaccionários do que os dirigentes mais empedernidos do CDS.»
Nuno Barata Almeida e Sousa, Março na revista Saber.

«O PSD tem que entrar num processo de regeneração nem que isso signifique a existência de fracturas. Os falsos consensos e unanimismos têm um preço demasiado alto e o PSD já pagou mais do que devia por eles - a verdade é que a candidatura de Cavaco Silva é a única réstia de esperança do PSD poder regressar às vitórias.»
Carmo Rodeia, Março na revista Saber.

«Os chefes do CDS tendem a fugir do CDS. Freitas do Amaral, o mais persistente, acabou na esquerda. Lucas Pires seguiu para a «Europa» com o PSD. Adriano Moreira ficou sempre fiel a Salazar. Manuel Monteiro fundou outro partido. E Paulo Portas planeia emigrar para a América... No CDS, a galeria perfeita dos retratos dos chefes é uma galeria sem retratos.»
Vasco Pulido Valente, sexta-feira 11 de Março no Público.

«A política é como o pau de sebo: há a oposição a puxar pelos fundilhos, tentando arreá-los, os que amarinham, poste acima, rumo ao poder... vamos esperar para ver: na democracia actual, o cidadão participa no dia em que se levanta para ir votar, no mais, fica sentado a assistir ao efeito.»
José António Barreiros, sexta-feira 11 de Março n'A Revolta das Palavras.

«...«garotice», a palavra faz-nos lembrar uma característica do PP desde que Portas e Monteiro mataram o CDS, o partido é dirigido por jovens adultos indelicados, mal-educados e radicais, «garotos» em suma.»
José Pacheco Pereira, sexta-feira 11 de Março na Sábado.

«Na obra o Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, o retratado fica jovem para (quase) sempre, mas a pintura vai espelhando a sua velhice real, as suas culpas, os seus pecados, os pesos na consciência, os vícios e os azares da vida. Não sei em que estado estava o Freitas do Amaral do retrato...»
Nuno Rogeiro, sexta-feira 11 de Março na Sábado.

«O «caso da Garagem» só por si, mais os «casos» do Processo são exemplos clamorosos de como nos Açores a «cidadania» está em estado de catástrofe.»
Estevão Gago da Câmara, Sábado 12 de Março no Açoriano Oriental.

«Percorro os meandros do meu cérebro à procura de uma ideia que me crie um personagem, lhe dê vida e uma história. Nada. Não está cá nada nem ninguém.»
Samanta Paralta, segunda-feira 14 de Março no Atlântico Expresso.

«És mulher? Tens mais de 30 anos? És solteira? Não tens namorado?
Se respondeste sim a todas estas perguntas, põe-te a pau! Foi hoje publicado o Decreto-Lei n.º 64/2005, que regula a remoção de destroços de navios encalhados e afundados.»

The Bird, terça-feira 15 de Março no Frangos para Fora.

«O Professor Freitas do Amaral é uma espécie de Luís Figo da política Portuguesa.»
Nuno Costa Santos, terça-feira 15 de Março no Choque de Gerações.

«O PS anuncia o diálogo, mas à sua maneira: o diálogo é feito com base na adesão às propostas socialistas.»
Pedro Gomes, quarta-feira 16 de Março no Anjo do Mundo

...

Sem comentários: