domingo, março 20

CHERCHEZ LA FEMME #2


No Dicionário de bolso que costumo usar, a palavra sagesse significa Marguerite Yourcenar (1903-1987). Esquisitice minha, se calhar, mas a sabedoria pode ser muito sexy e Madame, com o seu lastro de cultura clássica e cocqueterie intelectual, sempre me queimou a fogo lento. Sou um devoto, confesso. No Verão de 2003, ano do centenário do seu nascimento, fui de romaria até Northeast Harbor, no Maine, para visitar a casa da escritora que, não sendo Museu, franqueia as portas (após pedido escrito) a tarados como eu. Creio ter sido uma das viagens mais bem feitas da minha vida. Tratava-se de saldar uma dívida de gratidão para com a autora das Memórias de Adriano e eu paguei-a até ao fim, no cemitério de Somesville, onde lhe disse baixinho ao ouvido: je vous embrasse, Madame.

Sem comentários: