sexta-feira, março 11

A REVOLTA...DAS PALAVRAS

...

Ainda Freitas do Amaral: o homem das convicções definitivas
...

Uma prosa edificante!

«(...) na actual conjuntura universitária, a cumulação de um cargo marcadamente político forneceria decerto o pretexto desejado pelos estudantes extremistas para introduzir agitação nas nossas aulas. Nenhum de nós tem, como V. Excelência sabe, a estulta pretensão de obter uma imunidade provisória à contestação, em troca de renúncia às suas convicções definitivas(...)». É uma carta: escreveu-a Diogo Freitas do Amaral, em 13 de Junho de 1970 a Marcelo Caetano.

Freitas fora convidado por Manuel Cotta Dias para assumir o «pelouro doutrinário» da Acção Nacional Popular, o partido único do regime anterior, sucessor da União Nacional.

Escreve a justificar-se com as «provas académicas» e com este paleio de não dar azo aos «estudantes extremistas». Mas, manteigueiro, não deixa de sublinhar que nada disso põe em causa as suas «convicções definitivas». Mas não é só isto! O homem das «convicções definitivas» acrescenta, a justificar-se quanto a não aceitar: «(...) a mágoa que nos invade por nos não ser possível aceitar esta colaboração que tanto desejaríamos prestar a Vossa Excelência». Fantástico colaborador!

E remata «alimentando a esperança de não prejudicar, senão no mínimo, esta fase de arranque das actividades da ANP, aproveitamos para formular a V. Excelência os mais ardentes votos de felicidades na prossecução da grande obra que vem desenvolvendo a bem de Portugal».

Não é lindo?

A «grande obra que vem desenvolvendo a bem de Portugal»!

Ontem «muito grato e dedicado» a Marcelo Caetano, hoje nos braços do «animal feroz».Isto de facto é mesmo uma «choldra»!

...

mais e brilhantes farpas em A REVOLTA DAS PALAVRAS ...o blog de JOSÉ ANTÓNIO BARREIROS ...à la carte, sugestão do Chefe, «Carne para Canhão» e «Falta de Vergonha»...

...

Sem comentários: