quinta-feira, fevereiro 14

Romney, espertalhão

Vem aí o endorsement de Romney a McCain.

Será o primeiro a fazê-lo. Pretenderá a Vice Presidência? É claro que sim.

Poderão dizer que estamos a assistir à integração de duas tendências. Sim, é verdade.

Huckabee tem mais delegados do que Romney e ainda está na corrida.

Esta poderá ser uma estratégia para puxar Huckabee para fora da corrida e ganhar tempo precioso para unir o partido e o eleitorado republicano.

Erro de cálculo: Depois disto, suponho eu, Huckabee não tem outra opção senão fazer aquilo que disse que faria: completar a corrida. O seu eleitorado é muito mais "conservador" do que os eleitorados de McCain e Romney. Os republicanos de Huckabee estão perante um dilema corrosivo: optam pelo pragmatismo e tentam convencê-lo a fazer o tal endorsement a McCain (candidatando-se assim para VP) abdicando da sua integridade ideológica ou persistem até ao fim da corrida e preservam a autenticidade, a "pureza", do conservadorismo social?

Poderá até fazer o tal endorsement. As coisas podem ficar concertadas ao nível das personalidades da direita Americana. Todavia, as tensões relevantes, aquelas que importam verdadeiramente, são as que situam no corpo político, que não desaparecerão com os apertos de mão entre McCain e seja quem for.

Tudo indica que a paridade ou quase-paridade Obama-Clinton vai persistir. Consequentemente a única solução será um joint ticket Obama-Clinton. Maravilha!

ps: recomendo este livrinho a todos os que seguem a campanha de Obama. A minha cópia já vem a caminho.

Sem comentários: