quinta-feira, abril 7

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.



«o desenvolvimento da Madeira e dos Açores, mercê das suas autonomias políticas, é desenvolvimento de Portugal no Atlântico, é assim reforço do que resta à nossa dimensão geo-estratégica. A "lógica" separatista, por cegueira inculta e tal como nas sucessivas incapacidades demonstradas nos tempos do Império, continua a ser característica dos tais "interesses" de Lisboa.»
Alberto João Jardim, terça-feira 29 de Março no Diabo

«De um acto pessoal ao momento em que se tem consciência de não estarmos sós, escrever um blogue é uma caminhada de longo curso.»
Daniel Carrapa, quinta-feira 31 de Março no A Barriga de um Arquitecto

«O que é a Direita, afinal - Um espaço ideológico que se caracteriza por ser conservador no plano filosófico e liberal no plano económico ou uma palhaçada pegada em que um tipo que usa uma pulseira da sorte passa seis meses no governo e se farta de armar barracas?»
Ricardo Araújo Pereira, sexta-feira 1 de Abril no Inimigo Público

«O meu Avô leu Verne em 1880, como o meu pai o leu em 1907 e eu o li em 1945. Três gerações educadas a Verne, mas já não juro pela quarta, pois que, apesar dos meus esforços, em 1970 ou durante essa década, os meus filhos já não devem ter terminado nenhum dos romances dele.»
João Bénard da Costa, sexta-feira 1 de Abril no Público

«Não existe disciplina alguma que durante a escolaridade obrigatória dê conta do funcionamento da Assembleia da República, dos poderes presidenciais, do que é o provedor, o procurador, o ministério público, o direito de petição, que competências alienámos para a União Europeia, quais os poderes do Parlamento Europeu. E contudo, todos os dias, à escola são imputadas novas áreas de competências. Da televisão ao sexo, sem esquecer a alimentação e o código da estrada, tudo se considera que deve ser ensinado na escola. Corrijo, tudo não. A matéria lectiva propriamente dita - como o Português, a Matemática, a Física... - foi progressivamente desvalorizada. A transmissão do saber perdeu terreno para a pedagogia das atitudes.
As crianças de hoje fazem redacções sobre a solidariedade e a paz com a mesma embaladora cadência que marcava a sucessão das frases sobre os animais nossos amigos e a vaca nas redacções redigidas pelos seus pais e avós... Apenas de vez em quando uns lirismos sobre a paz mais umas indignações sobre a fome no mundo. A visita à Assembleia da República é a cereja no cimo do bolo desta pedagogia da bondade em abstracto. As criancinhas sentam-se no espaço reservado aos visitantes e invariavelmente tecem comentários duros sobre aquilo que vêem pois, à luz das teses unionistas que lhes ensinam na escola, os deputados cometem o pecado original de não chegarem a um acordo.»

Helena Matos, Sábado 2 de Abril no Público

«as Açorianas passaram a andar na rua muito mais bem vestidas e perfumadas, deixaram de usar uns trapinhos fora de moda vindos nos barris da América para vestirem elegantemente "Zara" e "Stradivarius", deixaram no canto mais recôndito das cómodas os velhos vaporizadores da Avon e usam perfumes franceses com a chancela Victor's, Maviripa ou Perfumes & Cia, são autênticas bonecas Barbie de carne e osso, frescas e cheirosas pavoneando-se pelos corredores do Centro Comercial.»
Nuno Barata Almeida e Sousa, Domingo 3 de Abril no Foguetabraze

«O Papa, o homem daquele Vaticano de quem Estaline escarnecera perguntando quantas divisões de tanques tinha, fazia cair, pelo poder da palavra e do exemplo, o império soviético.»
José Manuel Fernandes, Domingo 3 de Abril no Público

«João Paulo II morreu na véspera do Domingo da Divina Misericórdia, em que se celebra a dimensão misericordiosa de Deus, do seu acolhimento e perdão. E morreu na semana da Páscoa, quando se celebra a morte e a ressurreição de Jesus.»
António Marujo, Domingo 3 de Abril no Público

«O esquerdalho verbera o "conservadorismo" de João Paulo II. Um partido português fê-lo na nota de condolências mesmo. Com azedume. Ora, se Karol Wojtyla fosse a favor do aborto, do preservativo, da eutanásia e do casamento de homossexuais não teria sido Papa, mas candidato a deputado pelo Bloco de Esquerda. A razão da acrimónia é bem outra, tanto que os sectores católicos que criticam o "progressismo" do chefe da Igreja (os "perdões" e o ecumenismo) não usam de acidez similar. Falemos claro: o que incomoda os esquerdistas, a ponto de salivarem abundantemente sempre que ouvem o nome do Papa ora falecido, é a contribuição de João Paulo II para o fim do comunismo. O muro, pois claro. Todo o homem de esquerda, do mais liberal ao mais socialista, tem um coração marxista a palpitar-lhe no peito.»
Bruno Oliveira Santos, segunda-feira 4 de Abril no Nova Frente

«O ex-eurodeputado José Pacheco Pereira foi um dos primeiros políticos portugueses a usar e abusar da nova moda da Internet: os blogs. A partir daí, muitos outros políticos encetaram o mesmo caminho, usando os blogs como armas de arremesso político. De tal forma que, nas últimas eleições, até os candidatos tinham um blog por sua conta, que mais não eram do que diários da campanha. Claro que não foram escritos por José Sócrates, Pedro Santana Lopes ou Paulo Portas! Mas o facto de existirem demonstra o peso que esta moda já vai tendo na sociedade mediática actual. E, como em tudo na vida, se há no continente, mais cedo ou mais tarde, chega aos Açores.»
Rui Messias, segunda-feira 4 de Abril no Diário Insular.

«Vivemos num planeta onde cada vez mais vestimos as mesmas marcas de roupa, comemos a mesma comida, vemos os mesmos programas de televisão, vivemos em casas mobiladas com as mesma mobílias, lemos os mesmos livros, rimo-nos com as mesmas piadas e ouvimos a mesma música. Para o bem e para o mal vivemos num mundo de consumo homogéneo, na era da globalização.»
Verónica Neves na última edição da revista :Ilhas

...

Sem comentários: