quarta-feira, novembro 10

CHOQUES DE BAIXA VOLTAGEM



Ontem, cheguei a desoras, mas tive o cuidado de deixar uma cassete de longa duração no vídeo a gravar a soirée da RTP-Açores. Ao som dos pópós e das motas de água do Rui Ferreira, do «Máquinas e Lazeres», preparei um chá e meia fatia de bolo lêvedo com «marmelade»... afinal, o doce de laranja amarga, não só é muito british como é o meu favorito! Saciado o jejum atirei-me para o sofá e comecei a ouvir, em tom de música celestial, o Joel/Neto anunciar: «(...) Boa Noite e Bem Vindos ao Choque de Gerações, todas as terças feiras à noite a nova geração de escritores, intelectuais e artistas açorianos, discute aqui, na RTP Açores, um pouco da actualidade Regional, Nacional e Internacional... como sempre, eu tenho comigo Mário Cabral, 41 anos, Professor Doutorando em Filosofia e Escritor e, Miguel Monjardino, 42 anos docente universitário e analista internacional...».

Confesso que o sono era muito e sucumbi. Afinal, os choques eram de baixa voltagem e incapazes que manter desperto o mediano dos telespectadores. Na verdade, qualquer um se sente intimidado com o perfil de elevado coturno dos presentes, note-se, por exemplo: Joel Neto: Jornalista/(barra!)Escritor... and so on, Professor Doutorando em Filosofia.../Escritor e Docente Universitário/Analista de Política Internacional... Fiquei a meio caminho, pelo que não vi a performance da Mariana Matos/Poetisa/Profissional de Relações Públicas... Não faz mal que logo à noite faço um fast forward directo para a Mariana do Ardemar.

Entretanto, como disse adormeci, e ainda dei um sobressalto com um Humorista/Poeta em voz off a dizer que, pessoalmente, não suportava o Bloco de Esquerda. Tombei de vez e sonhei com Tyler Durden, como se este fosse convidado do «Choque de Gerações»... por certo começaria por dizer: «You're not your job.»... e continuaria: «You're not how much money you have in the bank. You're not the car you drive. You're not the contents of your wallet. You're not your fucking khakis. You're the all-singing, all-dancing crap of the world.».

Sem comentários: