quinta-feira, janeiro 22

FINALMENTE A MINHA ESTREIA

Aderindo a um simpático convite, indubitávelmente estimulante para o ego de qualquer um finalmente chego, tarde e a más horas como é meu timbre, à blogoesfera e by invitation do meu amigo Pedro Arruda. Se, por um lado, sempre arredei da minha praxis o boçal adágio popular que, para dissuadir eventuais proscrastinadores, prosaicamente adverte que «as cadelas apressadas têm cachorros tortos», por outro lado, não é menos certo que não posso evocar em minha defesa a sublime divisa de Octávio Augusto que parcimoniosamente aconselhava: «Em tudo o que fizeres, apressa-te lentamente». A verdade é bem mais comezinha tendo por justificação dificuldades de ligação ao Blogger!

Voltando ao Pedro Arruda, com a franqueza e o charme que todos lhe reconhecem, disse-me que os meus préstimos eram oportunos até para servirem de contra peso à direita e que, acessoriamente, a minha prosa até não era má! Só posso penhorar o meu esforço ao projecto do ilhas blogspot que, apesar da heterogénea linha editorial, não se esquiva do debate civilizado, tolerante, crítico e bem humorado como é próprio de gente de bem.

Assim, a prosa do signatário é livre, na melhor acepção liberal do termo, sem amarras de natureza ideológica ou política. Os nossos textos não promovem contudo ideologia de jaez torpe nem se deixam conduzir pelo mainstream fácil da neutralidade politicamente correcta, cuja epítome é sem dúvida o denominado relativismo cultural. Estamos assim protegidos pela liberdade de expressão que nos confere a 1ª Emenda da Constituição! Sim a 1ª Emenda! A nossa vanguarda reside na previsão de que num futuro próximo seremos, porventura, um protectorado dos USA e, com sorte, até poderemos estabelecer um protocolo de geminação com Puerto Rico. Sempre ajudávamos ao melting pot!

Assim no Novo Império que promete a Globalização antecipamo-nos de imediato e tutelamos as nossas intervenções com a invocação da Liberdade de Expressão gravada a ouro no insigne texto dos nossos founding fathers!

No restante, cabe-nos o prazer do comentário do fait divers social (na acepção que exclui o Jet Set ), da agenda política (quando possível), e de tudo aquilo que nos entretém com especial incidência no domínio da literatura, das ideias, e ... necessariamente do mundo cibernético. O entretenimento é para alguns uma liturgia hedonista própria de uma sociedade dessacralizada mas, ainda assim, é uma necessidade visceral.

A minha participação neste projecto colectivo (nomenclatura à la gauche que pouco me agrada mas que, in casu, é incontornável) pretende também partilhar locais de interesse na net , efemérides (argh!), eventos dignos de nota e comentários aleatórios sobre o que fica à superfície na espuma dos dias como diria Boris Vian (que nunca li!).

Antes que façam zapping por hoje chega!

João Nuno Almeida e Sousa (a.k.a. Little John)

Sem comentários: