sexta-feira, outubro 17

Reporter X

Democracia nos Açores *

Nos Açores, a Democracia tem sido o mote para um barómetro existencialista, por parte do maior partido da oposição nas ilhas, constituindo-se como um amplo território panfletário em plena campanha eleitoral. As declarações proferidas têm sido dirigidas, primordialmente, à conduta do governo regional e, por arrastamento, ao partido que o suporta. Infelizmente, este tem sido o lado mais sombrio desta campanha eleitoral com acusações a roçar a calúnia, com um elevado cariz persecutório, agregado a um moralismo saloio e perpetrado por intermédio de uma argumentação simplista: se ganho, a democracia funciona; não ganho, a democracia não existe. É absurdo, demagógico e, pior, tentar apelar a sentimentos primários, como que a fazer crer que o povo não é sábio e não está atento ao que se passa na vida pública das ilhas.

Daí que a atitude dos vários intervenientes da cena política regional seja preponderante na construção da maturidade democrática que se pretende solidificar nos Açores. Denegrir as instituições regionais não me parece condizente com o nível que pretendemos para a nossa democracia. Infectar a população com a difusão de receios e de medos associados à governação das ilhas, para além de descabido, transparece a medida desesperada, de modo a justificar o vazio e o desnorte de um partido desgovernado e que por esta via em nada contribui para o elevar do discurso político. Atacar o adversário com base em calúnias, de sustentabilidade mais do que duvidosa, e com elevado teor especulativo é descredibilizante, o que, invariavelmente, não abona em prol da democracia e dos políticos que a sustentam. Tricas e intrigas não dignificam a luta partidária. Têm, isso sim, um efeito desmobilizador. E é isso que importa não promover.

A Democracia existe nos Açores. E se dúvidas existissem o próximo dia 19 de Outubro está aí para o comprovar através da participação livre e cívica do direito ao voto de cada um dos açorianos. Vote em quem quiser mas não se esqueça de Votar, pela saúde da democracia que nos assiste.

* edição de 15/10/08 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Reporter X - Diários de Campanha

Sem comentários: