quarta-feira, maio 10

Alta Fidelidade *

Gotan Project - Lunático (Ya Basta!, 2006)

Com datas marcadas para Julho nos Coliseus de Lisboa e Porto o projecto Gotan Project regressa a Portugal para promover o 2º disco de "originais" - Lunático.

5 anos após o sucesso mundial do álbum de estreia La Revancha del Tango, de inúmeros concertos pelo globo e com cerca de 1 milhão de discos vendidos, os Gotan Project (o trio internacional, composto pelo guitarrista argentino Eduardo Makaroff e pelos produtores parisienses Philippe Cohen Solal e Christoph H. Müller, com sede sonora em Buenos Aires), marcam presença com uma aproximação às raízes do Tango.

Os Gotan Project partiram de uma ideia genialmente simples e inventiva - a fusão entre as novas tendências da electrónica e a sua mistura com as componentes orgânicas do tango tradicional. Este novo registo repete a dose e inspira-se numa lenda de Buenos Aires - Carlos Gardel, cantor e actor celebrizado pela sua divulgação do tango. Atribuíram ao título do disco o nome do seu cavalo de corrida - Lunático (justamente!!!).

Mas, como os tempos associados à indústria musical não estão de feição, a acutilância estética é menor do que em La Revancha del Tango. Pelo que, neste regresso, os Gotan Project elegeram solidificar a sua base de apoio, numa clara aproximação com o seu público. Em Lunático o risco é calculado mas não devemos abandonar a esperanza aos argumentos lançados por este trio que se propôs regenerar o som do tango. Um disco seguro e conceptualmente melancólico.

* crónica semanal publicada no suplemento SARL/Jornal dos Açores de 05.05.06
** Proposta disponível na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)

Sem comentários: