sexta-feira, janeiro 20

UNS PERCEBERÃO..., OUTROS NÃO.

"EUROPART é uma exposição de arte pública que reúne 75 artistas de todos os países membros da União Europeia (UE), bem como dos países candidatos, e assinala a passagem da presidência da UE para a Áustria. As peças estão dispostas em cerca de 400 painéis publicitários pela cidade de Viena e podem ser vistas até ao final de Janeiro.

A ideia central do projecto é representar uma diversidade de visões artísticas sobre a noção de território, presente e futuro, tendo como pano de fundo o espaço europeu na sua heterogeneidade social e histórica. O projecto pretende ser uma reflexão alargada sobre a Europa como palco de transformações políticas e sociais e a consequente criação de espaços geográficos, mentais, públicos ou privados. A dimensão pública dos trabalhos, que são apresentados no contexto urbano, pretende ter uma vocação interventiva, interpelando directamente a atenção dos transeuntes.
As artistas portuguesas Inês Botelho, Maria Lusitano e Margarida Gouveia integram a exposição ao lado de nomes como Esra Ersen, Valie Export ou o colectivo 0100101110101101.org.
Está prevista a edição de um catálogo sobre o projecto que conta com textos de Marina Grzinic, Raimundas Malasauskas, e dos comissários da mostra Ursula Maria Probst & Walter Seidl."

É certo que o número não era tão grande, nem os nomes tão sonantes, mas os Açores também não iam assumir nenhuma presidência...

Sem comentários: