domingo, janeiro 29
no Solmar
O Fiel Jardineiro À partida é a mais estranha das conjugações: Fernando Meirelles, o realizador de "A Cidade de Deus", ao leme de uma "intriga internacional" de John Le Carré, com produção britânica e elenco maioritariamente da mesma nacionalidade. (...) "O Fiel Jardineiro" é marcado por uma impressão de melancolia bastante curiosa, uma espécie de tristeza fatalista no seu olhar sobre África. Faz questão de frisar que se trata de dois mundos diferentes: a cor dominante nas sequencias londrinas é um cinzento metalizado e azulado, contraposto a uma paleta mais rica e mais luminosa para as sequências africanas (procedimento que é bastante óbvio, mas acaba por ter o seu efeito e a sua coerência). Mas Meirelles tem, sobretudo, uma maneira de inscrever a história e as personagens em África que é bastante interessante: é como se não conseguisse limitar a filmar a narrativa e os actores e precisasse de estar sempre a olhar para o lado, a mostrar a ficção a desenvolver-se num cenário real feito de pessoas reais (por Luís Miguel Oliveira/PÚBLICO). Broken Flowers - Flores Partidas A revisão do passado (...) é o princípio narrativo do filme, é sobretudo o "set up" para a figura essencial de "Flores Partidas", a ideia da "viagem", tanto num sentido metafórico, interior e introspectivo, como em sentido literal, físico e territorial. A "viagem" é uma figura cara a Jarmusch, mesmo quando não se cumpre, mesmo quando existe apenas em desejo e mesmo quando não passa duma errância em circuito fechado (por Luís Miguel Oliveira/PÚBLICO). 2 propostas imperdíveis, esta semana, em Ponta Delgada.
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