terça-feira, julho 8

Vox Populi

"auscultar o vox populi, essa entidade sagrada de cujos pronunciamentos - sempre inteligentes e informados - dependem os deuses."
Miguel Castelo Branco - Combustões
...

Rhona Mitra de molho abrindo as portas a outros mares
...

"As imagens da inauguração das Portas do Mar correram mundo como exemplo da funchalização de Ponta Delgada."
Tibério Dinis no In Concreto

"Bastava-nos um cais de cruzeiros e o aumento da marina mas, como é regra na imbecilidade das políticas económicas que pretendem "deixar marcas" de "décadas de oiro", lá vai também mais um "centro comercial", mais uns "espaços" ditos multiusos, mais betão e muitos mais negócios manhosos para a rapaziada "amiga" da Nova Autonomia. Só mesmo o "engenheiro" que deu a massa poderá explicar ao "resto" do País a "estruturante" asneira. As "crises", financeira e económica, fazem milagres...se fosse na Madeira o País escandalizava-se e obviamente Sócrates não ia lá!"
Estevão Gago da Câmara no Açoriano Oriental.

"(...)com tanta roqueira e fogo-de-artifício a estralejar, o acontecimento é capaz de atrasar o movimento de rotação do planeta e tem lugar numa nesga roubada ao oceano, encavalitada num antigo, feliz e desafogado espelho de água, actualmente atravancado de valências, onde nem raias ou ratos do mar conseguem sobreviver em paz na escuridão submersas do betão, do ferro retorcido, do calado de barcos e barquinhos, a que se junta todo o tipo de dejectos e esgotos a desaguar numa imensa nuvem repugnante de poluição, a expandir-se por água adentro até aos nossos cada vez mais apertados horizontes. Já escrevi, propus e reafirmo a minha concordância com um cais de acostagem para paquetes, mas rejeito, como cidadão contribuinte, essa volumetria escandalosa, com a reprodução artificail de um "rosto de cão" a guardar fruto da megalomania."
Jorge do Nascimento Cabral, no Correio dos Açores.

"(...)acho que devia ter havido mais moderação, mesmo sabendo-se que estamos em ano eleitoral. A situação mundial da economia aconselha prudência a todos os níveis. É natural que haja alegria pela inauguração de um empreendimento tão significativo para S. Miguel e para a Região, mas é nas horas de euforia que os políticos e empresas devem mostrar maior capacidade de contenção e maior sensibilidade relativamente aos que vivem em condições menos favoráveis."
Argolas no Argoladas

"acabei de chegar do espectáculo multimédia da inauguração das portas do mar. Aplicando um trocadilho algo bacoco à situação, diria que foi um espectáculo multimerda mas apetece-me salvar dos escombros uma trupe de acrobatas como reconhecimento por terem salvo o show. Para demonstrarem uma série de soluções tecnológicas, os senhores produtores criaram uma espécie de narrativa dita em voz off, louvando os mitos e mistérios ilhéus ou lá o que aquilo pretendia ser em vez de ser o contrário, criar uma história no desenrolar da qual pudessem aplicar alguns dos seus artifícios. Ópera ou perto disso, uns barquinhos de pesca, e uns caiaques com umas figuras em esferovite pintadas a bordo, mais uns foguinhos... cá para mim foi uma grande desilusão"
Mário Roberto no Entramula

"(...)o espectáculo teve uma boa banda sonora, de suporte a um texto dito por uma daquelas vozes que tanto vende os Açores, como tampões "Tampax".Vende bem. Mas foi repetitivo. No final, quando o "speaker" de serviço agradeceu em nome do senhor presidente do Governo gritando Viva os Açores, ao meu lado alguém acrescentou ironicamente "Viva o PS"...É que o texto que serviu de base a esta "ópera do mar" por várias vezes parecia mesmo inclinado a culminar nessa apologia rosa."
Fiat Lux no FiatLuxCarpediem

...mas César Dixit

"Há sempre quem discorde de alguma coisa, apesar de muitas vezes serem sempre os mesmos – mas disso não resulta mal algum: por aqui muitos deles andarão, ou aqui virão, se é que hoje aqui já não estão"
Carlos César na inauguração das Portas do Mar.

Sem comentários: