quinta-feira, maio 29

Reporter X

Agendas *

A oferta cultural nas nossas ilhas tem sofrido um incremento muito significativo nos últimos anos, fruto, sobretudo, do trabalho de muita carolice, trabalho voluntário e gratuito, empenho e desempenho de associações, músicos, actores, artistas e instituições afectas à coisa cultural.

Apesar de existirem vozes no espectro mediático local que, tendencialmente, optam por questionar a oferta existente, no sentido de referir que a mesma passou a ser exponencialmente excessiva, o facto é que, como já referi em múltiplas ocasiões, a cultura é escassa apenas para quem dela não frui ou usufrui ou que dela não retira qualquer utilidade e prazer. Não obstante as resistências no e do terreno, existem importantes conquistas, aferíveis pela fidelização e multiplicação de públicos e por via do acesso, da proximidade e da continuidade, e que são resultado de um trabalho persistente. Contudo muito há por realizar e, sobretudo, consolidar.

Os tempos futuros não se adivinham particularmente risonhos (os passados também não o foram!) para os diversos sectores da sociedade, e em particular para a cultura, uma das áreas mais sacrificadas em tempos de crise. Torna-se, pois, imperiosa uma eficaz gestão dos recursos disponíveis. Daí que, e apesar do importante papel de todas as organizações, parece-me fundamental um bom planeamento e a especialização do campo de acção, de modo a que não haja sobreposições desnecessárias, muitas das vezes com prejuízo de público e “actores”. Foi o que aconteceu no passado fim-de-semana em São Miguel onde a profusão de eventos foi, digamos, inusitada. Não sei que entidade poderia desenvolver esse esforço de comunicação e coordenação entre os vários agentes, embora me pareça que esse papel pudesse ser “naturalmente” desempenhado pela Direcção Regional da Cultura. Não sendo possível, não me parece descabida a criação de um “Observatório das Actividades Culturais” na concretização dessa e de outras acções que ajudassem a contextualizar e a estudar o que cá fazemos, produzimos e promovemos, numa acção que já é hoje por demais necessária.


* edição de 27/05/08 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Açores 2010

Sem comentários: