segunda-feira, março 6

Alta Fidelidade *

Quantic - One Off's Remixes and B Sides (Tru Thoughts) Desde meados dos anos 90 que temos assistido, à distância do ouvido, ao reinventar da música negra pelo choque tecnológico introduzido pela mão de diversos turntablists, tais como: Kruder&Dorfmeister, Fila Brazillia e Jazzanova, só para citar alguns dos habituais suspeitos. A intervenção sónica estendeu-se, inicialmente, por mão da manipulação de clássicos até à criação de originais.

Mais recentemente, e feliz sucedâneo dessa 1ª vaga, o britânico Will Holland nas variantes Quantic, Quantic Soul Orchestra e The Limp Twins, tem vindo a desenvolver uma acção consistente pelos territórios outrora explorados. À semelhança do que já foi efectuado por todos os seus congéneres, e por forma a colmatar um período menos criativo, arrumou a casa e tornou disponível todo o material resultante das inúmeras colaborações e que se encontrava disperso (para gáudio do consumidor!). Desta recolha construiu este One Off's Remixes and B Sides alicerçado em: lados B de singles, remisturas, colaborações e algumas raridades, reunidos num CD duplo e que se estende por 27 faixas.

One Off's Remixes and B Sides - o titulo - é per si revelador de si mesmo. No entanto, desenganem-se pois não se trata de um disco menor, nada disso. Quantic revela um elevado sentido ecléctico pela selecção dos artistas com quem trabalha - tanto consagrados como novos. Neste duplo registo do músico, produtor, escritor e remixer podemos encontrar temas de: Skalpel, UFO e Victor Malloy; 4 peças nunca editadas e ainda uma colaboração hilariante entre Quantic e Mr. Scruff intitulada Giraffe Walk.

Quantic desenvolve um imaginário quase sempre identificável com a sonoridade que lhe é característica, numa reavaliação sonora concretizada pela fusão soul-funk-afrobeat e na exploração de uma variante retro com sabor futurista.

No final passa com distinção na prova pelo nível elevado e contínuo da prestação, cujo conteúdo é quase sempre excelente. O Respeito é devido e é para ser Ouvido!


Outros títulos de Quantic: The 5th Exotic (2001), Apricot Morning (2002) e Mishaps Happening (2004).

* crónica semanal publicada no suplemento SARL/Jornal dos Açores de 03.03.06
** Proposta disponível na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)

Sem comentários: