quinta-feira, outubro 20

TORRES DE MARFIM

«(...)os blogues podem finalmente realizar, a uma escala nunca imaginada, a utopia democrática de permitir aos cidadãos em geral intervir directamente nas assuntos da polis. Ao contrário dos media tradicionais, que são instituições ou empresas com a sua agenda própria, que condiciona necessariamente os seus jornalistas (desde logo no momento da sua escolha), os blogues, mesmo quanto colectivos, são exercícios puros de liberdade individual.

...A blogosfera não parece ser uma moda, condenada a desaparecer como outras. A sua relevância é crescente, e estimável, particularmente na esfera política. Mas, por enquanto, dada a sua reduzida dimensão e influência, é pelo menos excessivo falar num «novo poder». Só o tempo pode dizer se algum dia o será.»


Estas são as palavras de Vital Moreira, um emérito Académico da Universidade de Coimbra -(ele próprio blogger no Causa Nossa)- que foi capaz de do alto da colina da «alma mater» vislumbrar e perceber a realidade. Fê-lo neste excelente post e crónica do Público de 23 de Agosto, como aliás o tem feito diariamente no seu blog, e semanalmente no Jornal onde escreve.

Lamentavelmente, outros Académicos fecham-se nas guaritas das suas torres de marfim protegidas contra a vulgaridade do mundo que os cerca. Vem isto a propósito de ter ficado «menente» com a doutrina de utilização dos servidores informáticos da Universidade dos Açores que vedaram o acesso dos respectivos utilizadores a esse vil mundo cibernético da blogoesfera ! Quando a modernidade e a «sociedade da informação» recomendam uma relação de proximidade entre as Universidades e a realidade mundana ainda há quem faça uso de bafientos hábitos monásticos que se revelam em tiques autocráticos como este de filtrar, censurar, e proibir o acesso à blogoesfera, como se esta fosse uma obscenidade pornográfica!

Sem comentários: