segunda-feira, abril 19

EXPO MEMORIALÍSTICA DO 25 DE ABRIL



De 12 a 30 de Abril, no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, está patente ao público uma curta, mas muito interessante, colecção memorialística do 25 de Abril, do PREC e dos verdes-anos da Democracia.

No essencial do que se trata é de uma mostra iconográfica de diversos suportes propagandísticos, designadamente, autocolantes e cartoons. Quem não se recorda,por exemplo, daqueles «macaquins» do João Abel Manta que, sacralizando a aliança MFA/POVO, eram uma espécie de dinamização cultural para petizes que bem poderia ser ministrada pelo afável Vasco Granja.

Sendo certo que do acervo organizado por Paulo Tomé há iconografia político partidária de todos os sectores -(com injustificável excepção para material insular do MAPA, FLA...e até do PDA)- é de registar o inevitável descomedimento de material produzido pelas várias organizações para lá da esquerda do Partido Comunista Português.

Há inúmeras curiosidades que apesar da pátina dos anos não perderam o lustro do funesto, como por exemplo, um autocolante com um tom inevitavelmente encarnado gritando: «Otelo cá para fora, fascistas lá para dentro». Apre...( para não dizer coisa pior ) ! Ainda bem que o Otelo é hoje apenas peça de folclore nas manif´s do 25 de Abril pois, caso tivesse chegado ao poder, «fascistas» seriam todos os que não marchavam à voz do seu comando.

Outras bizarrias de época são premonitórias. Vejam a propósito uma lamela de cromos, com debrum vermelho, contendo a série das grandes figuras da Revolução dos Povos Oprimidos, em que na mesma colecção, e pela seguinte ordem, temos:Humberto Delgado ( ! );Rosa Coutinho;Vasco Gonçalves;Lénine; Fidel Castro e ... finalmente, mas não menos relevante, Yasser Arafat que, à data, já usava a sebenta Keffiya que lhe ficou como marca registada, tal e qual como a boina do Comandante Che onde, espartanamente, pontuava uma estrela vermelha que se presume seria de fabrico soviético.

A terminar a ronda recomenda-se uma visita rápida pelo suporte digital em CD-ROM, com um interessante Roteiro do 25 de Abril, em estilo de Jogo Estratégico. Para mais do mesmo, e não só, aceda ao Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra, com vasto espólio da época irrepreensivelmente arrumado.

Nota Editorial: O milagre da multiplicação foi devidamente apagado pela administração.

Sem comentários: