Alexandro Jodorowsky nasceu em Iquique, no Chile, em 1929.
Foi palhaço de circo e marionetista até 1955 data em que se radica em Paris para colaborar com Marcel Marceau e juntamente com Fernando Arrabal e Roland Topor, fundar o grupo de teatro, de raiz surrealista,"Panique".
Estreia-se na BD com a saga futurista Anibal 5 com desenhos de Manuel Moro, mas só através da parceria com Moebius, com quem começa a trabalhar em 1975 no projecto de adaptação de "Dune", que viria a realizado por Lynch, obtem reconhecimento e fama com " Os olhos do gato" (1978) e as Aventuras de John Difool (O Incal) (1980-1989).
Desde então numa cadência impetuosa assina os argumentos de séries como, "A casta dos metabarões" com Juan Jimenez, "Face da Lua", "A Pedra Angular" e "Bouncer" com François Boucq e a premiada série "Juan Solo" com Georges Bess de quem já tinha assinado o argumento de "O Lama Branco".
Além de argumentista para BD é também desde 1957 realizador de filmes como "The Severed Head" uma curta metragem de 40m com argumento de Jean Cocteau, "Fando and Lis: Tar Babies" (1967), o western "El Topo" 1970, "The Holy Mountain" (1973) onde além de realizador é também actor, produtor, e assina a respectiva banda sonora, "Tusk" (1980), "Santa Sangre" (1989) e "The Rainbow Thief" (1990) com Omar Sharif e Peter O`Toole.
Aos 75 anos encontra-se a realizar "Los Hijos del Topo" um misto de western, acção e ficção com Marilyn Manson como protagonista onde interpretará uma personagem completamente diferente da sua imagem "demoníaca".
Todos os filmes estão disponíveis na Amazon e as BD's, a maior parte delas, estão editadas em Portugal pela ASA e Meribérica.
Sem comentários:
Enviar um comentário