quinta-feira, dezembro 11

Coisas de "jornalistas"

Ao ponto que isto chegou. Atentem bem nesta pérola do jornalismo português actual:

“Os taxistas, conhecedores da noite e do dia, e ainda mais quando o meio é pequeno, suscitam comentários confusos. Admitem a existência da prostituição masculina, e não escondem que, pela madrugada, transportam jovens que estão de regresso a casa. Sublinham, no entanto que o percurso é, com mais frequência, entre Ponta Delgada, onde terão passado a noite, até Rabo de Peixe, uma das localidades mais pobres da ilha. Dizem estranhar, por isso, que se esteja a localizar o fenómeno das práticas pedófilas na vila de Lagoa. Mas “se houver culpados que os prendam a todos”, reclamam.”In Diário de Noticias, 11 de Dezembro de 2003. Numa noticia assinada por Licínio Lima, com Carmo Rodeia, sobre a pedófilia nos Açores.

Isto é verdadeiramente inacreditável. Julga o jornalista que é informação extremamente relevante a opinião dos taxistas sobre o caso, e são “os taxistas”, a classe. Pergunto eu, quantos foram? E a entrevista foi na praça de taxis, ou foi numa corrida entre o Aeroporto e o Hotel? Foi um representante da Associação Micaelense de Chauferes de Praça que falou em nome dos honrados colegas? Foi aos da Matriz, ou aos do parque em frente da Alfândega? O senhor jornalista confirmou as fontes, ou são só boatos? E disseram todos a mesma coisa? E é em Rabo de Peixe e não na Lagoa? E tem a certeza que os jovens iam de regresso a casa? E vinham com as calças na mão para “os taxistas” saberem logo que eram vitimas de pedófilia????

Por amor de Deus!! Se isto é jornalismo, se isto é noticia, não sei onde o mundo vai parar.

Ficamos no entanto a saber quem são as fontes seguras do jornalismo nacional. Quando se ler “comenta-se nos corredores”, deve ler-se “disse-me um taxista entre dois palavrões”. Ou então, quando lermos “diz-se nos bastidores”, devemos ler “ouvi eu no banco de trás de um taxi”. Ou então ainda, “fonte não identificada”, “o Zé Manel taxista”.

Como é que passa pela cabeça de um jornalista que para o leitor é importante saber a opinião dos taxistas! Com que fim??!! E, já agora, porque é que não foi perguntar a opinião dos varredores de ruas, ou dos carteiros, ou das donas de casa, ou, sei lá, dos policias??

Mas há aqui outros aspectos dignos de realçar. A partir de agora qualquer jovem do sexo masculino que apanhe um taxi às três da manhã em Ponta Delgada e peça para ir para Rabo de Peixe é roto. Ficamos também informados que em Rabo de Peixe também há pedófilos. Mas o que é agora isto, era só na Lagoa, não. Nem pensar, se a costa sul tem, a costa norte também tem. O que vale é que na fundamentada opinião “dos taxistas” os culpados vão todos dentro, valha-nos isso.

A minha opinião é que está tudo doido.

P.S. eu não queria falar muito mais nisto, mas não consegui.

Sem comentários: