sábado, dezembro 13

Sad mourning

...

...
...acordar com a triste, mas fatal, notícia da morte da Diva das Pin-Up´s. Porém uma divindade, mesmo que pouco convencional e até iconoclasta, permanece imortal na nossa memória colectiva. No registo da memória do :ilhas aqui fica a nossa homenagem à inolvidável Bettie Page.
...


Postais vintages do Ilhas
...
...Eu hoje deitei-me assim!
...

...
Hoje recolho ao santuário dos lençóis com a biografia da fetish goddess. Ela mesmo: Bettie Page. Esta mulher transcendeu a sua carne e é hoje um ícone kinky; legítima "Queen of the Pinups" a quem as esmifradas e assépticas modelos de hoje não prestam a devida homenagem. Ler a biografia possível desta misteriosa diva, escrita por Richard Foster, é um deleite, mesmo que o livro seja escassamente ilustrado. Pouco importa, está lá o essencial e até encontramos profusas notas de remissão para a net num apêndice do livro. Boa prosa acondicionada em adequada edição hardcover pelo singelo preço de 0.95 cêntimos... na permanente Feira do Livro da Tabacaria Açoriana em Ponta Delgada.
posted by João Nuno Almeida e Sousa


...

CHERCHEZ LA FEMME #9

Bettie Page, a.k.a. The Tease from Tennessee
A senhora ainda existe, mas já se retirou da vida artística há muito tempo e, portanto, não levará a mal que revele aqui a sua idade. Betty Mae Page nasceu em Nashville, Tennessee, a 22 de Abril de 1923. Para muitos, o Tennessee é famoso por três ordens de razões: o álcool que lá se destila, de seu nome Jack Daniels (a propósito, as destilarias do Estado vizinho, Kentucky, produzem um bastante melhor, o Wild Turkey); o Festival de música country, que Robert Altman ajudou a popularizar na Europa com o filme Nashville; o estimável Senador Al Gore, vítima romântica do sistema eleitoral americano em 1999, às mãos do colégio eleitoral do Estado da Florida, governado por Jeb Bush, o irmão badofa do George W., que foi parar à Casa Branca com menos votos que o seu competidor directo. Lembram-se?

Falando de coisas mais agradáveis, a Bettie Page foi a Pinup Queen do pós-guerra e, da Coreia à Trafaria, a perfeita encarnação da She-Devil que endoideceu a geração do meu pai, uma geração de estimáveis cavalheiros que se organizavam em Clubes de Fotografia para fixar em sais de prata os seus fetiches imaginários. O corpo de Bettie, que não era loira e tinha o canudo de professora de Inglês, adequava-se que nem uma luva às fantasias dos fotógrafos amadores e foi daí que ela saltou para as capas das revistas, da Playboy à banda desenhada, onde o grande mestre do desenho anatómico feminino, Alberto Vargas, a imortalizou como o ícone flamejante do erotismo moderno. E, de facto, bem vistas as coisas, ao pé dela a Marilyn Monroe parece uma vagem de baunilha, a Madona Ciccione foi lá beber todo o quadro conceptual Sado-maso e até a Uma Thurman, rapariga que levo muito a sério, lhe copia por vezes a franjinha de colegial perversa.

Enfim, sirva ao menos esta posta para restaurar os créditos perdidos da senhora. Uma nota final de alguém que confessa a sua fraqueza pelos lados Bês da vida: The Real Bettie Page. The truth about the Queen of the Pinups, foi das poucas coisas que comprei na pretérita Feira do Livro em Ponta Delgada. Custou-me 0.95 cêntimos e, ainda por cima, era servido em hardcover. Dois vivas à Cultura Popular.
:ILHAS postado por carlos


...

Bettie Xmas

...
Pelos cânones da mais milenar tradição Católica o Natal finda em dia de Reis. No elenco da nossa hagiografia os beatíficos magos Gaspar, Belchior e Baltasar, teleguiados pela estrela de Belém, visitaram o Salvador precisamente no dia 6 de Janeiro do ano zero! Quem eram os "Reis Magos" que inevitavelmente têm lugar, por inerência, nos nossos presépios? Os Evangelhos são lacunares quanto à sua identificação, a História é avara quanto à integração das ditas lacunas e a Net pouco acrescenta à dimensão de lenda. De essencial julga-se que Gaspar, o rei negro, andava à deriva com um coração destroçado por uma odalisca de ébano; Belchior enfrentava o exílio certo após uma traição palaciana que lhe tomara o poder; Baltasar buscava a redenção das imagens das divindades do seu povo em crise de fé. O resto são estórias magistralmente tecidas por Michel Tournier em "Gaspar, Belchior & Baltasar", livro editado pela Dom Quixote e que revisito sempre por esta época. Seja como for, no calendário gregoriano, o dia 6 de Janeiro assinala o terminus das festividades natalicías. Revisito também com prazer e deleite a dulcíssima tarefa de enfeitar a árvore de Natal...que agora, em Janeiro, se desmancha. Para o ano há mais e se Deus quiser contaremos com o ânimo e entusiasmo desta lendária ajudante do Pai Natal!
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa


...


rest in peace Bettie Page.

Sem comentários: