sexta-feira, março 9

Personal hit list (*)

...

...
Salvador Dali - Muchacha en la ventana (la hermana del artista), 1925.
via O Século Prodigioso.
...

Bomba-Inteligente ; a empatia com este Blog de Carla Quevedo é imediata
A favor: um blog feminino com pergaminhos e qualidade capaz de rivalizar com qualquer membro do "Clube do Bolinha" ; uma colecção fabulosa de fotos de Divas com particular recidiva na Suprema Madonna ; a aficcion por séries culto, como por ex. Six Feet Under, com direito a resumo dos episódios ou destaque para os melhores momentos.
Contra: quase nada, excepto o espaço ocupado pelos clips do YouTube.

Chá Verde(Puro) ; entre nós desde Setembro de 2004 este Chá Verde do Guilherme Marinho é sempre vivificante.
A favor: a seriedade e a lisura do autor que, não despindo a camisola do seu clube, é capaz de participar com fair-play na lide blogoesférica ; as sugestões melómanas e literárias ; a defesa ponderada mas intransigente da causa autonómica.
Contra: pouca coisa, excepto os posts recorrentes sob temas de Direito comparado relativos a experiências autonómicas na vizinha Espanha profusamente enriquecidos com prosa em Castelhano!

Combustões: sob a divisa "Livre, sem lóbi, seita, loja, templo e partido", Miguel Castelo Branco alimenta aquele que é um dos melhores blogs individuais de Portugal.
A favor: tudo! Uma erudição que exorbita da mediania e uma escrita que honra o melhor que há na nossa tradição Camiliana e Queiroziana ; uma crítica implacável e impenitente da actual República ; um blog assumidamente de Direita ;
Contra: a inexistência de uma caixa de comentários para a habitual refrega do confronto ideológico; a postagem de imperceptíveis vídeos do YouTube com obscuras aves canoras de natureza germanófila;

E Deus criou a mulher; Promete Miguel Marujo "Horas de contemplação Até que a vista nos doa", o que não passa de publicidade enganosa, pois o portfolio enche o olho mas é incapaz de causar qualquer dano na retina.
A favor: um blog integralmente dedicado ao eterno feminino embrulhado num formato de irrepreensível bom gosto a consumir sem moderação
Contra: a quase absoluta inexistência de "produto nacional" e uma obsessão Scarlett Johansson

Fôguetabraze : é um must da blogoesfera regional e uma visita diária obrigatória. O seu autor Nuno Barata Almeida Sousa, um auto intitulado "Especialista em generalidades", é um decano da blogoesfera Açoriana.
A favor: regularidade das actualizações; qualidade das fotografias da autoria do blogger; antecipação de alguns furos jornalísticos; particularmente incisivo em matérias de natureza económica.
Contra: repentismo do autor ; assumido desprezo pela correcção ortográfica e rigor de sintaxe; desmedidos excessos de linguagem descontextualizados ou desnecessários.

Misantropo Enjaulado: entretanto em estado comatoso foi, durante a sua existência, um blog de visita diária obrigatória pela lucidez da intervenção política, pelo elevado coturno da prosa, e pelos postais de pin ups escolhidas a dedo.
A favor: a erudição de Paulo Cunha Porto rivalizou com a de Miguel Castelo Branco do Combustões; o facto de pela turba da "esquerdalha" ser considerado um antro "reaccionário", a urbanidade do autor e a sua interactividade na caixa de comments;
Contra: o decalque do seriado "early morning blogs" do Abrupto e a recorrente escolha de pintura naíf para ilustração postal.

O Século Prodigioso; é um dos melhores acervos blogoesféricos das artes plásticas no Sec. XX.
A favor: a qualidade das reproduções que são publicadas e a variedade de artistas que integram este museu virtual
Contra: a secção de arte naif só superada em mau gosto por alguns exemplares de arte africana e brasileira dita contemporânea

Sine Die : em nota de manifesto editorial os fundadores justificam a criação do sine die com a certeza de que o "espaço público português está cada vez mais reduzido, mais condicionado, logo, mais pobre e menos democrático." A presença do sine die nos debates pela cidadania tem enriquecido quem os lê.
A favor: um blog colectivo que por deformação profissional dos seus autores tem por timbre postar uma opinião sólida e bem fundamentada
Contra: grafismo pobre.

Um blog tipo assim : é herdeiro dos malogrados não m´acredito e da sala de fumo. O blog está à conta de André Bradford que não omite o seu assumido alinhamento pelo PS/Açores e pelo Sport Lisboa e Benfica.
A favor: uma primorosa jukebox regularmente actualizada ; grafismo do blog ; quando motivado, politica ou pessoalmente, é mordaz q.b.
Contra: sectarismo político partidário que por vezes resvala para uma espécie de boletim de propaganda das virtudes do PS ao estilo da Acção Socialista ; o SLB.

Tapornumporco : porventura o melhor blog colectivo do panorama Nacional...(continental)
A favor: uma linha assumidamente iconoclasta mas erudita; grande variedade de temáticas; uma escrita rigorosa cujo consumo é um regalo;
Contra: o anonimato dos escribas de serviço que se desdobram em várias identidades secretas; uma mini série intragável sobre a Crise Académica na Academia de Coimbra.
...
(*) por ordem alfabética
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: