quinta-feira, fevereiro 9

Madrid me mata

Madrid é o máximo. Eu se pudesse ia lá todos os meses, para ver exposições, para visitar os museus, para ir a restaurantes, enfim, nem que fosse para passear na rua. O Presidente do Governo Regional dos Açores, Sr. Carlos César, apeteceu-lhe ir a Madrid. Óptimo. Excelente, boa viagem e que aproveite muito, nem que seja para arejar. Mas a desculpa esfarrapada de que vai acompanhar a representação açoriana na ARCO é que é absolutamente obtusa. Não porque eu considere que haja algum mal em o Sr. Presidente visitar a ARCO, antes pelo contrário. Mas, e como bem diz o Vítor num comment algures aí em baixo a propósito da presença do Bernardo Rodrigues em Veneza, a partir de agora o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores têm a responsabilidade de estar presente, ou no mínimo fazer-se representar, em todos os grandes acontecimentos internacionais onde estejam presentes açorianos.

A Galeria Fonseca Macedo faz-se representar na ARCO e leva consigo três artistas açorianos - Maria José cavaco, Vítor Almeida e Ruben Verdadeiro - num lote de cerca de 11 outros artistas. Que a Galeria tenha convidado o Sr. Presidente do Governo Regional a estar presente na cerimónia de abertura da ARCO, que o Governo tenha contribuído de alguma forma para a presença da Galeria na ARCO, acho muito bem e têm o meu elogio. Que o Sr. Presidente aceite o convite e vá com comitiva a Madrid é um disparate. Quanto muito mandava o seu Subdirector Regional. O que é que o Sr. vai lá fazer? Vai fazer contactos? Vai assinar protocolos? Vai promover intercâmbios? Vai tirar ideias? Esta visita não faz sentido, não tem justificação, nem explicação, é uma piroseira.

Mas, partindo do princípio que daqui por diante o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, que é responsável pela política para a Cultura no arquipélago, vai fazer questão de visitar todos os grandes eventos internacionais de âmbito cultural, então não pode deixar de ir a Basileia, a São Paulo, a Veneza, a Bayreuth, a Montreux, a Cannes, a Sundance, a Barcelona, etc, etc, etc...

Sem comentários: