sexta-feira, setembro 24

Teatro & Música


«O projecto Benny Hall, de Esticalimógama começou por ganhar, e bem, o certame Novos Actores 2009 do Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa. Foi um espectáculo de elevada comicidade com algum carácter jocoso (têm que concordar connosco, jocoso é imbatível) com o qual conquistámos os corações, não só da plateia, mas também do director artístico da supra-instituição ultra-citada que, num rasgo de inspiração nos convidou para, juntamente com o Jorge Silva Melo, comemorarmos o Dia Mundial do Teatro no São Luiz. O Silva Melo fez a nossa primeira parte.

O espectáculo presta tributo a um grande senhor do romance norte-americano ou só americano, como preferirem: Allan Konigsberg, mais conhecido por outro nome:

a) Arnolde Schwarzenegger
b) Woody Allen
c) Brandon Lee
d) Cardeal Saraiva Martins
e) Monge Hua Chi

Parecia assaz mormente improvável conseguir juntar duas pérolas da embriagante cultura cómica do século XX num palco de 25 m2. Mas conseguimos o impossível e até o difícil: Annie Hall e Benny Hill tornaram-se num só, numa geminação entre dois titãs: Benny Hall.

Tudo o que nós fazemos são marcas profundas da Velha Europa:

- Joana no Piano
- Liga dos Campeões
- uma Pietázinha (à Botticelli)
- Heiner Müller
- Peter Brook
- quem diz Brook, diz Beckett
- quem diz Beckett, diz Secção de Plásticos do Pingo Doce
- Pinter

Tudo cozinhado numa Bimbi e com pouco sal, ideal para hipertensos. Insonso? Nada! (Adoçante à parte). De nós, foi dito:

Por fim, Benny Hall que tem tanto de Benny Hill como de Annie Hall é uma divertidíssima paródia à excessiva intelectualização do teatro. Os actores promovem um sorteio à boa maneira da liga dos campeões, onde se decide em que estilo seria discutida a relação de Alvy e Annie que de hipérbole sexual passou a um tubarão morto. Assim assistimos a Woody Allen, Godard, Müller, Beckett entre outros grandes nomes darem forma à inconclusiva discussão da relação.

Um espectáculo fluido, divertido, estruturado, dinâmico e aplausos ao Ricardo que é um actor simplesmente brilhante. Aplausos aplausos muitos aplausos!!

Abafem os Gato Fedorento. Vocês são muito melhores.
Duas raparigas embriagadas na Bica, na esquina do Funicular, ainda não tinha passado o Botelho.

Posto isto, porque contra factos não há argumentos, Resumindo & Concluindo, ou Em Çuma:

- O nosso espectáculo não é para todos
- O nosso espectáculo é para todos os que lêem o Ípsilon e o Jornal de Letras e citam Walter Benjamin pelo menos três vezes ao ano
- Nem sequer falamos na crise
- Isto não é para rir
- Prometemos, agrilhoados, 55 minutos de jovialidade

É isto. É a hora, é agora. A praia debaixo da calçada. Cada macaco no seu galho».

Retirado daqui. Espectáculo aqui.

Sem comentários: