sexta-feira, setembro 10

A Biblioteca de Bartolomeu


Hoje, 10 de Setembro, pelas 21h00, inaugura a exposição A Biblioteca de Bartolomeu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Esta exposição desenvolve-se em torno do projecto que Bartolomeu Cid dos Santos concebeu e executou, em 1991, para o átrio sul da estação de metro de Entre Campos: um painel, em pedra gravada, representando as prateleiras de uma Biblioteca.

Do convite pode ler-se: «(...) Percorrendo os livros dispostos nas estantes, lendo as imagens e os títulos das suas capas e lombadas, somos convidados a estabelecer uma relação de afinidade entre a Biblioteca de Bartolomeu, gravada em pedra, e algumas das obras, impressas em papel, que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada possui no acervo das suas Livrarias particulares, designadamente as de José do Canto, Ernesto do Canto, Antero de Quental, Teófilo Braga, Armando Côrtes-Rodrigues e Natália Correia».

Bartolomeu Cid dos Santos (1931-2008) foi o artista português do século XX que maior destaque alcançou na área de Gravura, tendo assegurado a regência dessa disciplina durante cerca de 40 anos na Slade School of Fine Art de Londres.

Nesta inauguração será proferida uma palestra sobre a obra de Bartolomeu Cid, pelo crítico José Luís Porfírio.

Como nota complementar há que destacar o 'Casamento' entre Bartolomeu dos Santos e a biblioteca açoriana, publicado hoje, com a edição do Açoriano Oriental, mais concretamente, no seu suplemento Sexta.

Sem comentários: