sábado, outubro 16

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.



«Foi a isto que chegamos. A um nível de democracia de plástico, de regras formais esvaziadas, esburacadas, contornadas, em que vale tudo ou pouco menos. Um nível de berlusconização em versão«português suave».

Jacinto Lucas Pires,Sexta Feira 8 de Outubro,
no www.acapital.pt

«A escassa inteligência política de Rui Gomes da Silva e de quem o mandatou para atacar Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito dos seus comentários na TVI, fornece o elemento agregador de uma oposição interna ao actual líder do PSD que até agora se resumiu à intervenção de figuras de primeira linha do partido através dos órgãos de comunicação social. Poderá ser, também, o tiro de partida para um percurso de regresso à luta política, na conveniente posição de vítima, que o professor de Direito talvez não imaginasse nos seus sonhos mais optimistas. O futuro esclarecerá de que forma Marcelo irá manusear em seu proveito um eco que ultrapassou largamente as fronteiras da organização de que é militante, transformando a iniciativa do ministro dos Assuntos Parlamentares num triste episódio de carácter nacional, revelador da reduzida capacidade do Governo para avaliar a potencial extensão dos estragos. E não foi caso para menos.».

João Cândido da Silva, Sábado 9 de Outubro
no www.publico.pt


«O doutor Marcelo é um ponta-de-lança muito talentoso, assim do tipo Van Nistelrooy. E atirou-se para o chão quando sentiu o encosto do ministro Gomes da Silva na grande área. Ele é um jogador experiente e fez-se ao pénalti».



Luís Filipe Menezes
, Sábado 9 de Outubro
no www.24horasinc.com

«O ministro Gomes da Silva prestou um serviço ao país. Sem rodeios, sem eufemismo, aquela criatura disse exactamente o que pensava ou lhe mandaram pensar, tornou pública a orientação do Governo para a informação, mostrou claramente o que o Governo deseja e revelou as suas ambições. O que ele disse sobre o pluralismo, o contraditório, a liberdade de expressão, as funções da Alta Autoridade, os comentários na televisão e na imprensa, os programas de Marcelo Rebelo de Sousa e a gestão da informação não deixa margens para dúvidas. É bom ter diante de nós alguém que, apesar da iliteracia, não se refugia na habitual hipocrisia dos poderosos e confessa os seus mais baixos apetites.».

António Barreto, Domingo 10 de Outubro
no www.publico.pt

«Marcelo espirrou na ilha Terceira e o Governo constipou-se em Lisboa. Outra vez na ilha Terceira. Já não nos bastava o Iraque ? Parece que o presidente Jorge Sampaio procura um medicamento para tal constipação, embora o CDS/PP estranhe a «consulta » a que foi sujeito o professor Marcelo».

Sá Couto, Domingo 10 de Outubro,
no www.acorianooriental.sapo.pt/

«(..)entre os dois, muitas semelhanças. Por exemplo, nas vergonhas. Sim, vergonhas. Quanto às posições das mãos. Que ambos fizeram amiúde voar pelos ares, sempre com o cuidado de não as deixar fechar em punho. Parece mentira. Mas só vi as mãos fechadas em punho nas bandeiras.».

Francisco Botelho,após o comício do PS e analisando as similitudes entre Sócrates e César, quarta-feira 13 de Outubro
no www.entramula.blogspot.com

«À direita foram os blogues, um novo meio de afirmação política, que permitiu romper a tradicional dominação pela esquerda do espaço comunicacional, que ajudaram à afirmação de uma geração de jovens intelectuais, que, simpatizando com o PP e o PSD, mais com o primeiro do que com o último, sentia-se mais individualista e liberal do que esses partidos.».

Pacheco Pereira citado por Danielo Oliveira, quinta-feira 14 de Outubro, no www.barnabe.weblog.com.pt

«Santana está de parabéns: destruiu sozinho o seu próprio estado de graça. Duplamente de parabéns: nunca ninguém o tinha feito em tão pouco tempo».

Hoje..Sábado 16 de Outubro na coluna Sobe e Desce no www.publico.pt ... e ainda a reboque da comunicação à Nação feita pelo Primeiro Ministro.

Sem comentários: