quinta-feira, outubro 7

VINTAGE



Uma viagem ao passado cinéfilo de Hollywood é o que se vende, em formato DVD «America Deluxe», a partir de 7 de Outubro com o Público. Logo a abrir temos o melhor filme de sempre, que dá pelo nome Português de «O Mundo a Seus Pés» o que, como é habitual nas traduções que por cá sempre se fizeram, não anda longe do original «Citizen Kane»!

20 «fitas», sempre à quinta feira evocando do melhor que se produziu, realizou e representou em Hollywood, mesmo quando em nome da moral e dos bons costumes o chamado «Código Hays» sentenciava o que podia ou não ser mostrado no ecrã. Ora, é também no virtuosismo das segundas leituras, com que se contornava o padrão da censura que se regista o brilhantismo de Orson Welles, Howard Hawks, John Ford, Alfred Hitchcock, George Cukor, Nicholas Ray, Otto Preminger...enfim, todos eles «nomeados» para esta galeria dourada do cinema Americano.

A última vez que vi esta obra prima foi num ciclo de cinema no então decadente Teatro Micaelense e com direito a uma palestra do João Bénard da Costa. Apesar das constantes investidas de uma colónia de pulgas residentes na plateia, ainda não esqueci a emoção de visionar uma obra de arte desta grandeza num dos templos dedicados ao culto cinéfilo...Mas, mudam-se os tempos e os revivalismos são outros. Ainda assim será um prazer rever Citizen Kane em formato DVD.

Quem nunca viu não perca este épico da vã glória de mandar e das teias com que se tecem as notícias. Como todas as obras primas esta é e será sempre intemporal. A propósito vejam a crítica do Público: «Para abrir este catálogo valioso, a escolha recaiu sobre a longa-metragem que, em 1998, o American Film Institute considerou ser o melhor filme de todos os tempos. "O Mundo a Seus Pés" (1941), de Orson Welles, é um retracto sublime sobre um homem poderoso, capaz de controlar a opinião pública através dos seus órgãos de imprensa e rádio, mas totalmente impotente para lidar com a solidão. Charles Foster Kane, inspirado na figura real do grande magnata da imprensa da década de 40, William Hearst, tornou-se numa personagem "bigger than life" que continua a ser a metáfora ideal para questionar os limites da sociedade mediática - e seis décadas depois não parece estar assim tão diferente. "Penso que uma palavra não pode contar a vida de um homem", diz, no filme, o jornalista com a missão de deslindar os mistérios em torno da existência de Kane (interpretado pelo próprio Welles) e de perceber o significado da enigmática expressão "Rosebud", proferida pelo milionário antes de morrer. Será a partir dos testemunhos das pessoas que privaram de perto com "o maior magnata de todos os tempos" que o espectador conhece a origem de uma fortuna colossal. Vencedor do Óscar de Melhor Argumento Original, em 1942, "O Mundo a Seus Pés" é um clássico irrepreensível, onde a profundidade dos planos e os jogos de sombras em torno das personagens constituíram uma novidade para a época. Orson Welles, o realizador também conhecido por "génio maldito", nunca mais conseguiu a total liberdade criativa. Mesmo assim, com apenas 26 anos, ganhou o direito de figurar nos primeiros lugares da lista de melhores realizadores norte-americanos ».

A não perder...a lista completa das sessões está aqui !

Sem comentários: