quarta-feira, fevereiro 7

Reporter X

A trabalhar para o Boneco*

Cinco anos passaram na construção de uma iniciativa que se propôs introduzir uma acuidade no olhar da animação produzida em Portugal. Não obstante as conquistas obtidas, subsiste um preconceito no que se entende por animação ou filmes de animação - o de que estes se destinam apenas e somente a um público infantil. Nada mais redutor.

Como tem sido possível verificar, nos últimos anos, a produção cinematográfica mundial tem dedicado um espaço considerável ao espaço animado. Com a evolução tecnológica, os custos de produção baixaram e com isso o aumento da produção mundial do género. Pena é que em Portugal tal ainda não tenha ocorrido. Mas caminhamos paulatinamente no reconhecimento de uma arte feita menor e que se afirma Maior - o exemplo mais recente é a curta-metragem de Regina Pessoa - Uma História com Final Feliz, que esteve na corrida aos Óscares e foi finalista no Cartoon d'Or de 2006.

No passado sábado terminou, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a 5ª edição do MACAQUINS (Mostra de Cinema de Animação de São Miguel), com a atribuição dos prémios às Escolas dos Açores e do Público. Apesar da qualidade dos filmes a concurso ter sido menor, se comparada com anos anteriores, tal não invalida a qualidade da iniciativa nem o esforço dispendido por alunos e professores, que, com poucos recursos e meios, se esforçam por participar. Uma iniciativa como esta só faz sentido se continuadamente houver um esforço na sua maturação. A organização, da qual como sabem faço parte, sente que chegou o momento de ambicionar mais, na medida em que os objectivos da Mostra estão consolidados, no que concerne a mostrar o que de novo e melhor se produz no cinema de animação em termos nacionais e internacionais. Foi nesse contraponto que se pretendeu demonstrar, ao longo de 5 anos, que a Animação está muito para além daquilo que os jovens têm ao seu dispor, devido, sobretudo, à formatação a que os canais televisivos generalistas os obrigam. Aos professores foi dada a oportunidade de investir numa área do conhecimento e da experimentação a que talvez nunca tenham tido oportunidade ou reconhecimento.

MACAQUINS há muitos! E no decorrer deste e do próximo ano estão previstas algumas novidades que pretendem introduzir melhorias no figurino do evento, catapultando-o para outra dimensão, na perspectiva de inovar e de permitir outros desafios a quem ensina e promove a Animação.

* publicado na edição de 07/02/07 do AO
** Email Reporter X

Sem comentários: