quarta-feira, janeiro 10

Reporter X

Um filme Conveniente

«Não é o que não sabemos que nos cria problemas, é aquilo de que temos a certeza e que afinal não é assim» Mark Twain*

Uma citação retirada de Uma Verdade Inconveniente, recentemente exibido em Ponta Delgada. O filme, que recoloca Al Gore no prime time noticioso, expõe o político e o homem por via de uma auto-reflexão da sua vida até ao período da pós-derrota eleitoral com George W. Bush. Devido ao Natal, o filme passou infelizmente desapercebido.

Al Gore interpela a audiência com as suas preocupações em prol do ambiente e descreve as várias etapas que estiveram na preparação do filme, com preponderância para as disputadas conferências pelo globo. Uma jornada que o levou aos quatro cantos do mundo, por forma a despertar a consciência colectiva planetária para um desafio ambiental à escala mundial. A apresentação gráfica é irrepreensível. A comunicação é cuidada, quer na apresentação dos gráficos quer nas explicações científicas mais complexas, de modo que a mensagem é perceptível por todos.

Se no início o filme se apresenta descomprometido, rapidamente a apreensão toma conta do espectador. Perante o cenário de catástrofe eminente, o futuro que se nos afigura é negro. Mas como o filme não vive sem um lado político é-nos possível vislumbrar uma saída através de uma alteração radical nas nossas práticas e uma postura pró-ambiente. Essa mudança é também política, claramente subentendido, e é ela própria renovável (os EUA são o exemplo apontado!).

Uma visão catastrófica, sensacionalista e alarmista?! É possível. Mas, a aparente negação do óbvio por aquilo que permanece oculto tem sido uma constante na história da humanidade. As vozes dissonantes em torno deste filme e em torno dos movimentos ambientalistas são mais que muitas. A mim parece-me fundamental dissecar a informação que importa reter - e isso basta-me.

Estaremos todos dispostos a alterar as práticas quotidianas em prol do ambiente?! E nos Açores?! Andamos iludidos com o carácter intacto da Natureza e por aquilo que ela representa. Utilizando uma chavão corrente apetece-me dizer: Não penses naquilo que o Ambiente faz por ti. Pensa naquilo que és capaz de fazer pelo Ambiente...

* Citado em Uma Verdade Inconveniente de Al Gore (Ed. Esfera do Caos, 2006)
** na edição de 09/01/07 do AO
*** mail to reporter.x@sapo.pt

Sem comentários: