terça-feira, julho 26

CULTURA À SOMBRA


HAPINESS / A FELICIDADE
de Aleksandr Medvedkin (1934)


Amanhã, 27 de Julho às 21h30 no 9500 CINECLUBE [Cine Solmar - sala2]


Sessão acompanhada ao vivo, em tempo real, pelo agrupamento de improvisação livre constituído por:
Ernesto Rodrigues (viola de arco), Gianna de Toni (contrabaixo), Luís Couto (guitarra eléctrica), Ricardo Reis ( percursão) e Biagio Volandri (objectos amplificados).



A Felicidade é uma obra-prima pouco vista, pois o seu realizador só foi realmente reconhecido nos anos 70, graças ao empenho do realizador Chris Marker e a magnífica homenagem de Le Tombeau d'Alexandre. Alexander Medvedkin, porventura o mais revolucionário dos cineastas soviéticos dos anos 20/30, era contemporâneo de Eisenstein, (que o admirava) mas os seus filmes eram demasiadamente originais para o sistema soviético. Em 1932/33, Medvedkin percorreu a Ucrânia num “cine-comboio”, com uma equipa que improvisava pequenos filmes com os camponeses dos locais por onde passava. Foi desta experiência que nasceu A Felicidade, um filme em que um celeiro pode correr, um morto pode ressuscitar, um cavalo pode subir a um telhado de colmo para uma fausta refeição...
Um filme repleto de gags visuais e crítica social em que o grotesco e o maravilhoso se fundem com grande rigor estético e formal.

Sem comentários: