quinta-feira, novembro 30
Bom F de S
As agruras e o desgaste pessoal do empenho na participação cívica e democrática
Edifício dos Paços do Concelho
29 de Novembro
14:00
Chamada
Leitura da Correspondência
Período Antes da Ordem do Dia
Ordem de Trabalhos
1 - Informação sobre a actividade camarária;
2 - Revisão do Plano Director Municipal de Ponta Delgada - 4ª Fase - Versão Final;
3 - Alteração ao Alvará de loteamento n.º 21/02 - Rua do Pópulo de Cima, Freguesia de São Roque;
4 - Permuta de terreno no âmbito da operação de loteamento promovido pela empresa Manuel Furtado Rosa, Sociedade Unipessoal, Lda.;
5 - APSM - Associação Cultural, Recreativa e Social do Pessoal dos Serviços Municipalizados de Ponta Delgada - Orçamento e Plano de Actividades para o ano de 2006;
6 - Projecto de Regulamento do Cemitério Municipal de São Joaquim;
7 - Proposta de Alteração da actual Tabela de Taxas e Licenças;
8 - Imposto Municipal sobre Imóveis;
9 - Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2007 - Câmara Municipal e Serviços Municipalizados;
10 - Contratação de Empréstimo M/L Prazo - Ajustamento do RATEIO;
11 - Taxa de Disponibilidade de Saneamento para o ano de 2007;
(assunto de última hora fora do EDITAL)
fim da Sessão: 20:30
comentário: assim se faz a democracia no Concelho de Ponta Delgada na presidência da Dra. Berta Cabral
ÍCONES DO SEC XX - # 9
...we shall never surrender
Sir Winston Churchill foi um ícone do sec. XX cujo legado para a Liberdade e para a Democracia de rosto Liberal irá perdurar na memória de quem não transige com a tirania. Notável militar e carismático líder político tinha o dom da presciência e, por mais de uma vez, teve razão antes do seu tempo. Desde logo, quando a Europa fingia não escutar o troar das botas cardadas de Hitler, avançando inexoravelmente a passo de ganso sobre a Europa Central, Churchill fazia as vezes de uma Cassandra dos tempos modernos. Mais tarde, com a mesma tenacidade, denunciou o expansionismo comunista, registando num célebre discurso em Zurique, em 1946, que com a Europa de Leste sob o jugo soviético uma "cortina de ferro" tombara sobre a Europa. Politicamente, à data dos primórdios da "guerra-fria", Churchill exortava: "é preciso criar os Estados Unidos da Europa". Paradoxalmente Churchill resguardava a Inglaterra de participar nesta aventura, pois advogava o reforço das teias da CommonWealth esburacadas por Gandhi a quem carinhosamente apelidava de não passar de um "half-naked fakir".
Com a tenacidade de um bulldog, Churchill conduziu a Inglaterra à vitória sobre a ameaça hegemónica de uma "Europa Germânica". O ponto de viragem ocorreu na Batalha de Inglaterra na qual uma Royal Air Force, tecnológica e numericamente inferior, derrotou a poderosa Luftwaffe de Goering. Com propriedade Churchill deixou para memória futura a lembrança: "Never in the field of human conflict was so much owed by so many to so few". Churchill havia superado a promessa feita aos seus cidadãos no início da guerra: "I have nothing to offer but blood, toil, tears, and sweat." Com efeito, oferecera à Inglaterra e ao Mundo a sua enorme quota-parte na derrota do nazismo.
Dono de uma "indomitable fortitude" Churchill foi e ainda é de tal forma popular que, numa sondagem da BBC, efectuada em 2002, foi considerado the greatest-ever Briton .
Da sua vida errante antes da guerra fica ainda um registo de missões executadas em lugares tão díspares como a Índia, o Sudão, Cuba, ou até nas trincheiras de França na I Grande Guerra. Em tempo de paz foi férreo oposicionista à Independência da Índia. Contudo, condescendeu com a criação de um Estado Irlandês livre das peias Britânicas tendo, inclusivamente, como Secretário das Colónias, negociado o tratado de 1922 para a criação de um Irish Free State. Durante sessenta e quatro anos foi distinto membro do mais insigne Parlamento do Mundo, e em 1953 foi distinguido com o Nobel da Literatura.
Pela sua personalidade avessa aos consensos da "realpolitik" e pela sua repulsa às cumplicidades que trocam princípios pela sobrevivência, Churchill seria hoje um homem politicamente incorrecto. Ademais, a sua afeição por bebidas alcoólicas, cujo tirocínio remontava à prática de juntar umas gotas de whisky à água pouco recomendável das colónias por onde passara, seriam hoje motivo bastante para os habituais justiceiros promoverem a respectiva interdição para a causa pública. Nisso seriam por certo coadjuvados pelos tiranetes da saúde que não perdoariam a Churchill o seu fetiche por charutos. Seja como for morreu bem conservado aos 90 anos de idade. Na verdade a sua vida foi uma lição de resistência tantas vezes gravada em memoráveis linhas de oratória épica, e de transcendente dignidade, cuja epítome permanece na imortal declaração de princípios: "We shall defend our island, whatever the cost may be, we shall fight on the beaches, we shall fight on the landing grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight in the hills; we shall never surrender."
Este herói dos tempos modernos nasceu em 1874 no dia 30 de Novembro.
...
posted by Joao Nuno Almeida e Sousa.
Especial
Fábrica de Cerveja e Refrigerantes João Melo Abreu em 1893.
...
Subitamente a Unicer descobriu que investir no eldorado da economia Açoriana, campeã da bagatelar taxa de deficit, paladina da estagnada dívida directa em proporção inversa à galopante dívida indirecta, era, afinal de contas, um mau negócio. Consequentemente, o "acordo de cavalheiros" que prometia uma nova unidade fabril em São Miguel, no Parque Industrial da Ribeira Grande, a arrancar em Janeiro de 2007, não será concretizado. Ao invés de investir no "competitivo" mercado regional a Unicer prefere apostar no emergente e dinâmico mercado estrangeiro. Mais concretamente em Angola ! Como se sabe, este belo e fraterno país Africano, que tanto deu a Portugal nos tempos recentes, é uma potência económica em vias de desenvolvimento e um portentado cervejeiro com lustrosas tradições na respectiva arte ! O Presidente do Conselho de Administração da Fábrica de Cervejas e Refrigerantes João Melo Abreu, Dr. Álvaro Dâmaso, em desabafo ao Açoriano Oriental, disse que "quando os Açores dizem que não e depois os nacionais primeiro dizem que sim para depois dizerem não, o caminho a seguir é o estrangeiro.". Em verdade vos digo : Enquanto a nossa Cerveja Especial não emigrar de vez aproveitemos o deleite da sua companhia. Ainda é "nossa" e é inigualavelmente Especial.
quarta-feira, novembro 29
terça-feira, novembro 28
Estou de volta.
http://www.vimeo.com/clip=119470
Reporter X
Existe um clima de unanimidade quanto à melhoria qualitativa e quantitativa da oferta cultural. Se, por um lado, antes havia um deficit, hoje há quem azede devido ao excesso. No entanto, apenas na contraposição de diferentes ofertas, se poderá revelar se estas pecam pelo excesso ou nem por isso. Daí que houvesse, actualmente, a necessidade da existência de uma entidade reguladora que efectuasse a coordenação dos demais eventos públicos/associativos e privados, governamentais ou camarários para que, desta forma, o público, esse sim deficitário, tenha acesso (e agenda) sem sobreposições desnecessárias (e a evitar). Caberá esse papel à Direcção Regional da Cultura?!
As vozes dissonantes ao mapa cultural açoriano, em acentuada mutação nos últimos anos, acontecem na sua maior parte por desconhecimento ao funcionamento das intrínsecas redes culturais. E reflectem, muito provavelmente, a ignorância do meio e a falta de hábitos de frequência cultural no quotidiano e conotados erroneamente com um círculo restrito de pessoas - que é apenas restrito, porque são de facto poucos os que cultivam e produzem cultura nestas ilhas. Já foram menos. São felizmente cada vez mais.
* na edição de 28/11/06 do AO
segunda-feira, novembro 27
Mário Cesariny de Vasconcelos
A última vez que o vi, side by side, foi no Finalmente.
Pensando bem, não poderia ter sido em sítio mais apropriado.
sábado, novembro 25
Efe dê esse
sexta-feira, novembro 24
Feira do Livro
(tira sacada do alfarrábio do Abrupto)
...
Thank God its friday # 5
...
Lloyd Cole sem os Commotions, a beirar a meia-idade com uma barba à José Luís Judas, num concerto íntimo for old time sake ? Não obrigado...nem sequer com bilhetes oferecidos! Esta repescagem nostálgica não me comove e este concertozinho na intimidade, de uma pop star de quem já não se ouvia nada de novo à décadas, soa-me a uma espécie de Samantha Fox dos intelectuais. Com efeito, pese embora, o look moderno da melena do Lloyd o jaez da sua arte nunca descolou da poesia de rima fácil e comercial...lembram-se do disparate da estrofe "Read norman mailer / Or get a new tailor ?". Para os aficionados, que com este concerto já ganharam o fim de semana, aqui fica um hit do artista : LOST WEEKEND
quinta-feira, novembro 23
A vida também é feita...
O de hoje chama-se "Ó Sr. o seu carro tá a arder".
Azar?
Não. Incompetência da oficina onde esteve, durante uma semana, a fazer uma revisão.
Este imprevisto mudou todos os meus planos para o final do dia de hoje.
Paciência, amanhã é um novo dia.
Boa inauguração e parabéns Catarina.
Roteiro cultural
GALERIA FONSECA MACEDO
aTRItos - pintura, escultura e poesia
CATARINA CASTELO BRANCO, SOFIA MEDEIROS, RENATA CORREIA BOTELHO
ATÉ 22.12
23.11 | 18h30
ACADEMIA DAS ARTES DOS AÇORES
bioARTE
MARTA MENEZES
ATÉ 16.12
...
24.11 | 16H00
BPARPD
POEMAS VISUAIS
Espectáculo de Marionetas pela companhia JORDI BERTRAN
24.11 | 21h30
HOTEL DO COLÈGIO
Apresentação do livro " Reabilitação do Tempo" dos arquitectos VICTOR MESTRE e SOFIA ALEIXO
...
25.11 | 21h30
TEATRO MICAELENSE
LLOYD COLE - Concertos Íntimos
25.11 | 21H30
BPARPD
ANTOLOGIA
Espectáculo de Marionetas pela companhia JORDI BERTRAN
...
26.11 | 21h30
BPARPD
ANTOLOGIA
Espectáculo de Marionetas pela companhia JORDI BERTRAN
...
28.11 | 18h00
BPARPD
FRANCISCO SIMÕES
desenho, escultura, cerâmica
ATÉ 30.11
Inauguração
Inaugura hoje pelas 18h30 na Galeria Fonseca Macedo uma exposição de Pintura, Poesia e Escultura intitulada aTRItos de CATARINA CASTELO BRANCO, RENATA CORREIA BOTELHO e SOFIA MEDEIROS. Para visitar até 22 de Dezembro.
quarta-feira, novembro 22
1925-2006
Faleceu 2ª feira o realizador Robert Altman. Apesar de ter sido nomeado por inúmeras vezes só este ano é que foi galardoado com um Óscar de carreira. Short Cuts está na minha lista dos favoritos...
terça-feira, novembro 21
Vox Populi
Miguel Castelo Branco - Combustões
...
Japonaiserie de Van Gogh
...
"(...)parece que o arredondamento em alta das taxas de juro, como os bancos vêm fazendo, atropela princípios jurídicos constantes em legislação comunitária e nacional relativa às cláusulas abusivas nos contratos celebrados com os consumidores (Directiva nº 93/13/CEE, transposta para o direito nacional pelo Decreto-lei nº 220/95, de 31 de Janeiro - que procedeu à revisão do regime jurídico das cláusulas contratuais gerais)...Perspectiva-se uma avalanche de acções judiciais."
Moreira das Neves,terça-feira, 7 de Novembro, no Joeiro.
"Devo dizer que não encaro o anonimato da blogosfera como nocivo. É vantajoso se contribuir para a expressão livre de pensamento e para o exercício da crítica sem condicionalismos. Pela mesma razão que o voto é secreto, a blogosfera é anónima."
Manuel Pelourinho, Sábado, 18 de Novembro, no Tapornumporco.
"sobre o próximo referendo, pelo que percebi, a direita e a esquerda têm ideias diferentes sobre a pergunta que deve constar do boletim de voto. Eis as propostas:
Direita
"Quer ser cúmplice do homicídio sangrento e cruel de indefesos bebezinhos enquanto estes estão na barriga da mãe desejosos e cheios de esperança por vir ao mundo? Sim ou não?"
Esquerda
"Está a favor da descriminalização e desburocratização do arquivamento antecipado do mero resultado da junção química do esperma e do óvulo? Sim ou não?"
Victor Lazlo, sexta-feira, 20 de Outubro, no Frangos para Fora.
"Nem sei, estimado leitor, como hei-de expor o assunto. Francamente, custa-me a admitir que o padre Weber, boa alma, lutador pela liberdade no período anterior ao 25 de Abril, presidente da Cáritas, personalidade de relevo em tudo o que aos pobres diz respeito, que se desloca num carro muito antigo e sem condições (um velho Renault 4 amarelo), tenha sido assaltado por um tipo a quem deu boleia. O meliante é frequentador das refeições que a Cáritas distribui gratuitamente, nomeadamente em Rabo de Peixe, onde a boleia foi solicitada. E o assalto ter-se-á dado em função da próxima dose de droga. Após ter sido violentamente agarrado e ter resistido em conformidade, o padre Weber conseguiu escapulir-se ao criminoso (após alguns minutos de luta, que lhe provocou escoriações visíveis)...apenas para deparar com a não solidariedade de quem passava no local - também já eram cerca de 20 horas e já estava escuro. É que muita gente já sabe os riscos que corre se parar na estrada para ajudar o seu semelhante..."
António Praia, sexta-feira, 17 de Novembro no Expresso das Nove
weekend postcards
aTRItos inaugura 5ªfeira - 23/11 na FonsecaMacedo.
Nota Positiva
domingo, novembro 19
Galeria de Vaidades #3
Uma pescadora de pérolas assediada por dois polvos é daquelas coisas que nem lembra ao diabo, pensamos nós, mas era moeda corrente no imaginário erótico japonês de finais do século XVIII, caso contrário Katsushika Hokusai (1760-1849) nunca teria gravado este desenho, absolutamente admirável, no seu álbum em 3 volumes Kinoe no Komatsu, publicado anonimamente em 1814.
Hokusai foi um dos pais da arte erótica japonesa, curiosamente conhecida pelo nome de arte shunga. Antes de atingir a celebridade com as suas famosas 36 vistas sobre o Monte Fuji (1823-1829), vivia destas encomendas para satisfazer a líbido dos samurais. Os orientais levam o sexo muito a sério. Quem tiver dúvidas, que espreite o Império dos Sentidos, um filme realizado por Nagisa Oshima em 1976.
Quando o conforto económico lhe permitiu desenhar com maior liberdade, Hokusai deixou obras que se tornaram referência no domínio do paisagismo, da pintura impressionista (Monet e Whistler foram seus grandes admiradores) e, até, da Pop Art, como demonstra a espantosa modernidade gráfica da sua gravura mais conhecida, The great wave, hoje transformada num autêntico ícone universal.
Hokusai faz-me sempre lembrar os Açores, reavivando as semelhanças orgânicas entre este arquipélago e o Japão. Desde logo no mineral e no vegetal. Vejam-se as criptomérias, por exemplo, que os açorianos banalizaram no pior sentido da palavra, árvores de referência no legado paisagista de Hokusai e na cultura material japonesa, desde a arquitectura até à própria gravura, toda ela desenhada e aberta sobre madeira. Mas também o vulcanismo, a sismicidade e o basalto, como demonstra aquele notável (e mal valorizado) conjunto de esculturas do Minoru Nizuma na praia do Pópulo. E, já agora, o ramalhete de flores, com hortênsias, camélias e conteiras, cujo perfume excessivo cheira a bordel shunga.
Em suma, o Monte Fuji e a Ilha do Pico.
Reporter X
sábado, novembro 18
sexta-feira, novembro 17
Thank God its Friday # 4
...
É confrangente o desinteresse colectivo pelos grandes desígnios da política. Nos tempos que correm ninguém quer queimar a reserva mental dos neurónios disponíveis para uma abordagem séria da "coisa pública". Para o caso pouco importa se em causa está o Plano e Orçamento ou o Referendo ao Aborto. Já nem falo sequer do interessante duelo anunciado entre Ségolène Royal e SarKozy para o Eliseu. Tema assaz bizarro e que merece apenas um bocejo da maralha enquanto espera que o Telejornal avance rapidamente para os enredos da bola. Na "rua" o que importa é fazer pela vida até porque a "vox populi" dominante é que nisto da política é tudo uma "data de ladrões, de gatunos e de chupistas". Quero crer que a vida real não é um sketch fedorento.
A cidade está cheia de forasteiros, parecem baratas tontas à procura de não sei o quê?
Estarão à espera do acendimento da iluminação de Natal programada para as 18h30?
Foto de Filipe Franco roubada aqui
Blame Canada (and España)
Ancient forests in danger...deep under the ocean. Biologists estimate that somewhere between 500,000 and 5,000,000 marine species have yet to be discovered. But many of these species are in serious danger from the world's most destructive fishing practice - bottom trawling. This is truly the last undiscovered wilderness left on the planet.Via Greenpeace.
quinta-feira, novembro 16
Competividade?
Como diria Marcelo Rebelo de Sousa, nota positiva.
Nota negativa:
Já sabia que estas duas exposições iriam acontecer nesta altura, não sabia era que as respectivas inaugurações viriam a ser marcadas exactamente para o mesmo dia (23 de Novembro) e para a mesma hora (18h30).
Não costumo ser daqueles indefectíveis que não perdem o espumante social de uma inauguração, mas para os que não perdem uma, qual será o critério de escolha?
Eu sei que no Porto, e ultimamente também em Lisboa, se programam inaugurações simultâneas mas são todas na mesma zona, a maior parte na mesma rua, e o público é mais afluente (esta é para o Rui Rio) e menos preguiçoso cultural.
Vou esperar para saber.
O assunto, que me causa perplexidade e apreensão, é a Extinção do Conservatório de Ponta Delgada.
Segundo a convocatória informa, foi publicado na Carta Escolar por proposta da Secretaria Regional da Educação e Ciência o seguinte:
" Extinguir o Conservatório Regional de Ponta Delgada e desmembrar da AE de Ponta Delgada as EB1 e EB1/J1 da Fajã de Baixo e Fajã de Cima e criar com elas a EBI/EA da Levada (Natália Correia)"
Já tinha conhecimento da criação de uma escola de educação artística na Levada, nunca imaginei é que tal implicasse a extinção do CRPD.
Tal como Álamo de Menezes esteve presente no plenário de professores que decorreu no Coliseu, espero que o Sr. Secretário compareça nesta Assembleia para que nos possa elucidar sobre o verdadeiro objectivo desta medida.
Lá estarei para o ouvir.
Marie Antoinette... une Barbie Rose para cinéfilos ?
Desceu já à cidade de Ponta Delgada a peculiar película de Sofia Coppola sobre a celebérrima rainha degolada no banho de sangue que foi a Revolução Francesa. A mitomania jacobina e as falácias de semi-letrados têm gravado em caracteres escarlates, forjados sob o signo do império da guilhotina, páginas infindáveis onde, ao jeito das epopeias revolucionárias, fica a ideia impressionista de que a Revolução Francesa é o altar onde todos os amantes da Liberdade-Igualdade-Fraternidade devem prestar culto. Com efeito, a história é transbordada de rios de sangue em cujas margens encalharam os ditos primados da tolerância da Revolução e dos desmandos que se seguiram durante anos. A foz desse banho de sangue ainda desaguou no Sec. XX com o despoletar da Grande Guerra e a sanha homicida dos últimos Reis da Europa.
Pouco disto importa para o filme onde a coquetterie reina e a Maria Antonieta é exibida como uma espécie de Barbie rose...para adultos obviamente! No papel de Marie Antoinette temos a delicodoce Kirsten Dunst que já foi "virgem suicida", namoradinha do Spider-Man, tennis star em Wimbledon ! Depois de vestir a pele de Marie Antoinette os fãs esperam que ainda tenha cabeça para rodar no papel de Debbie Harry dos Blondie.
Entretanto basta-nos este Marie Antoinette que foi vaiado no Festival de Cannes...o que é seguramente um bom prenúncio. A jeito de hors d'ouvre para aguçar o apetite, por uma obra que promete fazer as delícias dos cinéfilos, aqui ficam as entradas de Miss Pearls e do The Other Paper.
...
A partir de hoje na Sla 1 do Cine Solmar com sessões às 16H40; 19H10; 21H40...se chegar atrasado sempre tem a possibilidade de se entreter com Scarlett Johanson em Black Dalia, na Sala 2, com sessões às 17H00; 19H30; 22H00
Obrigatório
quarta-feira, novembro 15
Reporter X
Um dos hábitos que alimento desde que me conheço, e que aperfeiçoei na minha estada em Lisboa, foi a ida, no mínimo semanal, à sala de cinema. Apesar de toda a parafernália tecnológica disponível, actualmente, para aceder às propostas cinéfilas no conforto do sofá caseiro, não dispenso o ritual - por maior incómodo que a vizinhança ou a pipoca possam causar (desligo do mundo real e penetro na tela). Até consigo relevar a cadeira desconfortável ou o comentário inoportuno. Ir ao cinema é também isso. É uma experiência social. Se assim não fosse nunca teriam existido salas de exibição - Cinema, portanto.
Assim, esta semana, temos disponível, no Teatro Ribeiragrandense, Marie Antoinette de Sofia Coppola, que depois transita para o Cine Solmar. E que esta semana exibe Little Miss Sunshine, tragicamente traduzido para português como Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos e A Dália Negra um filme baseado no romance de James Ellroy (o autor de L.A.Confidential), com realização de Brian de Palma e com as participações de Scarlett Johansson e Hilary Swank. Na Castelo Lopes, destaco a fábula A Senhora da Água de M. Night Shyamalan (o realizador de Sinais e A Vila) e The Departed, o novo filme de Martin Scorsese, que marca a reconciliação do realizador com o seu público e o regresso a um universo familiar sob um manto de estrelas: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, entre outros.
A oferta cinematográfica nos Açores já viu dias mais negros. A crescente oferta de ciclos temáticos e a abordagem a novas cinematografias (e linguagens) veio revelar todo um público ávido por alternativas às exibições comerciais. Ambas as realidades têm de coexistir pacificamente - para bem do Cinema e para bem de um Público cada vez mais exigente. Quanto à tal ida ao cinema!? Façam as vossas apostas. Eu vou tentar ir a todas...
* na edição de 14/11/06 do AO
Há por aí alguma rapariga que saiba tocar piano?
You Should Be a Song Writer |
You have the ability to evoke emotion, tell a story, and hook someone... In a very small amount of words, perhaps with some deft rhyming. Even if you can't write music, you can sure write compelling lyrics. Lyrics so good, people will have them stuck in their heads! |
Vou pensar no assunto
You Should Be a Science Fiction Writer |
Your ideas are very strange, and people often wonder what planet you're from. And while you may have some problems being "normal," you'll have no problems writing sci-fi. Whether it's epic films, important novels, or vivid comics... Your own little universe could leave an important mark on the world! |
Lucky Lucas !
?
(*) de fonte fidedigna, como é óbvio.
Não é aqui !
...
Calejado com a memória de algumas mitomanias partidárias assisti desassombradamente à encenação operática que o Partido Socialista ofereceu ao País a partir do púlpito do seu XV Congresso. A liturgia de encómios ao líder, num ritual irrepreensivelmente mecanizado e ensaiado para a inevitável entronização de Sócrates, seguiu os cânones habituais nestes conclaves. Findo o Congresso, ao ritmo da "ripagem" da banda sonora do Gladiador, exterminando assim a velha cassete de Vangelis, regista-se, de essencial, que este PS de Sócrates ostenta no seu punho o seguinte tridente estratégico: 1º atirar para a arena política o "aborto a pedido" pelo qual Sócrates irá digladiar-se até ao último voto; 2º exibir perante o Povo um partido único, coeso, e sem vozes dissonantes ou qualquer sinal de oposição interna, lançando aos insurrectos o ultimatum de se unirem ao líder ou, em alternativa, para sempre se calarem politicamente; 3º propagandear concertação social prometendo para o futuro "aumentos ambiciosos" de Direitos Sociais, especialmente no domínio do salário mínimo, para aplacar as iracundas vozes da rua.
Foram estas as pontas de lança da estratégia deste XV Congresso PS, pelo que, visto de fora, é caso para se dizer que não trouxe nada de novo à "rua" portuguesa que ainda não foi notificada de que a crise acabou conforme recentemente asseverou o Ministro da Economia de Sócrates.
No resto, registo que ouvi atentamente a voz Helena Roseta, cujo tom soou-me ao de um grilo falante, cuja performance o camarada Sócrates fez o democrático frete de presenciar. Manifestamente a moção de Roseta desagradou a Sócrates mas serviu para mostrar ao PS, e a outros partidos do arco do poder, que a crítica e o debate partidário não deverá nunca ser confundido com oposição interna. Contudo, quando os partidos são incapazes de internamente dar voz ao debate político, e à sã participação dos militantes, arriscam-se a ter Helenas Rosetas, em prime time, com verdades inconvenientes.
Finalmente, deste Congresso sai mais uma promessa Social: aumentar (ambiciosamente) o salário mínimo até 2009. Ora, por via do DL 238/2005, de 30 de Dezembro, o Governo Sócrates actualizou os valores da retribuição mínima mensal garantida para 2006 em 385,90 euros. No encerramento deste Congresso do PS o grande Líder anunciou que no próximo ano, a prestação poderá ascender aos píncaros de 400 euros ! Espantoso número redondo que fica no ouvido e será repetido com júbilo pela propaganda da acção Socialista. Mas, são apenas mais 14 Euros e 10 cêntimos de aumento, insultuosamente insuficientes, designadamente, para arredondar o pagamento do encarecimento do custo de vida, da inflação sobre os bens essenciais, da chocante subida do custo da energia eléctrica, da injusta tributação de taxas moderadoras na saúde...and so on. Como a realidade se encarrega de desmontar, o Portugal que o Eng. Sócrates habilmente quer vender aos Portugueses, desta feita a partir do tempo de antena do XV Congresso do PS, não é aqui!
Cherchez La Femme #11
Enid Mary Blyton (1897-1968)
Tanto se tem falado dos Cinco ultimamente, que me lembrei de dedicar algumas linhas à memória de Enid Blyton, a criadora dos The Famous Five. Ao contrário do que a fotografia deixa entender, good old Enid era o arquétipo da tia inglesa: digna, enxuta e com a bainha da saia a meia perna. Nasceu em Londres no ano do Jubileu da rainha Vitória, quando a expressão Rule Britania ainda fazia algum sentido, e morreu em 1968 na mesma cidade, quando ecoavam pelas ruas os acordes de Sympathy for the Devil. Os Stones, em miúdos, devem ter lido os seus livros. Eu cá devorei-os de uma ponta à outra, embora deva confessar que a recordação mais tangível dessa literatura light seja algo de assaz calórico: os lanches da tia Fanny em Kirrin, sempre pródigos em scones com manteiga. Dos heróis literários propriamente ditos, apenas retenho a figura de Georgina, a maria-rapaz do grupo, que Enid Blyton reconheceu em entrevista ser a sua projecção autobiográfica. Enfim, partilhada esta confidência, não será temerário especular que a senhora beberia o seu copito de Gin e, provavelmente, votava Labour.
Post scriptum. A respeito das Aventuras dos Cinco na Lagoa, devo saudar o civismo com que decorreu a Assembleia Geral, esclarecer os enólogos da blogosfera que o Pinot Noir da Califórnia era da lavra do Francis Ford Coppola, reiterar ao género feminino o nosso firme propósito de subir a quota de grupo de Cinco para Sete e, terminando, deixar à Clara um sentido Bem Hajas por aquela maravilhosa mousse de chocolate com ananás.
terça-feira, novembro 14
Boa escolha
Isabel Pires de Lima oficializou hoje a candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura em 2012, competindo com uma cidade eslovena de nome ainda não tornado público.
A cidade-berço reune, segundo a ministra da Cultura, importantes «condições como a acessibilidade e a oferta hoteleira», além de que «tem procurado apostar na cultura e na requalificação do centro histórico, feita de um modo exemplar», pelo que faz todo o sentido o projecto ambicioso. Apresentada a candidatura, restam agora a sua aceitação e a posterior apresentação do tema e da programação, o que deverá acontecer «até ao fim de 2008».
P.C.P. (pós copy past)
A cidade eslovena é Maribor
In memoriam
Desacreditando as infames falácias do revisionismo sobre o III Reich (*) recomenda-se o visionamento da excelente série : "AUSCHWITZ: THE NAZIS AND THE FINAL SOLUTION". Produzida pela BBC, no ano de 2005, assinalando os 60 anos da libertação do mais tenebroso e sinistro campo de extermínio. O documentário de seis episódios conta com depoimentos de algozes das SS e de sobreviventes Judeus que escaparam à solução final da mecanizada Alemanha.
ÀS 23 horas e 20 Minutos , Local Time, no Canal 2 da RTP
(*) entre nós servem de exemplo estas duas pérolas
Vox Populi
"auscultar o vox populi, essa entidade sagrada de cujos pronunciamentos - sempre inteligentes e informados - dependem os deuses."
Miguel Castelo Branco - Combustões
...
via Misantropo Enjaulado
...
Blogues há muitos !
"Para além do exercício narcísico que parece estar na criação de um blogue, é indesmentível que muitos deles, se tornaram verdadeiros centros de reflexão e de debate de opiniões mais ou menos fundamentadas sobre um qualquer assunto que consiga suscitar, por parte dos leitores, algum interesse.".
Fernando Martinho Guimarães, Domingo, 29 de Outubro, no Correio dos Açores.
Desculpe importa-se de repetir?
"O separatismo nunca existiu, nem na Madeira nem nos Açores."
Ana Sá Lopes, Sábado, 4 de Novembro, no Açoriano Oriental.
Ranking escolar "abaixo de cão".
"Atente-se no que revela o escalonamento nacional (do Ranking). Nenhuma escola figura entre as cem primeiras e nove integram a última centena de estabelecimentos. O estabelecimento de ensino da Região pior posicionado ocupa o 597º lugar, num universo de 607 escolas secundárias. A melhor classificação final ficou-se pela modesta 187ª posição. Além disso, a média dos exames foi superior a 10 valores em apenas quatro das nossas escolas."
Joaquim Machado, segunda-feira, 30 de Outubro, no Açoriano Oriental.
Subsídiodependências
"Manuel António, ex-presidente do Clube Operário Desportivo, afirma que a concessão de um apoio de 100 mil euros a fundo perdido, ao Lusitânia, pela Secretaria de Agricultura e Florestas, teve o cunho pessoal de Carlos César, por forma a demover o responsável do clube terceirense que eventualmente poderia testemunhar no contencioso legal que opõe (Manuel António) ao Governo regional.".
Pedro Nunes Lagarto, sexta-feira, 27 de Outubro no Açoriano Oriental.
"A concessão deste subsídio é o exemplo da gestão de um Governo que usa o erário público ao sabor das conveniências. O Governo dos subsídios fáceis do Fundo de Socorro Social, o Governo dos subsídios de milhões concedidos sem fiscalização ou avaliação da aplicação dos dinheiros públicos, o Governo que deixa as Inspecções da Segurança Social ou das Actividades Económicas à míngua de recursos e sem meios para actuarem é o mesmo que concede um subsídio a um clube desportivo para fazer face às suas "dificuldades"...Será que a generosidade socialista é para todos os clubes ou só para alguns?"
Pedro Gomes, quarta-feira, 1 de Novembro no Açoriano Oriental.
Saddamização
"Matar Saddam nada acrescenta ou retira aos iraquianos: da sua cultura de tiros para o ar, da tortura, dos maus tratos e do espezinhamento da dignidade das pessoas. Aliás, pelo que nos tem sido dado ver, Saddam deve ser um gentleman quando comparado com aquela fábrica de homicidas, facínoras e bandidos que é a sociedade iraquiana. O Iraque não precisa de vingança. Precisa de liberdade e educação.".
Miguel Castelo Branco, quarta-feira, 8 de Novembro no Combustões.
Autobahn ideológica
"A tão aclamada Terceira Via não passa de um compromisso entre a esquerda e a direita, que a longo prazo, construirá um bloco ideológico central.".
Nuno Filipe Medeiros Martins, segunda-feira, 30 de Outubro, no Açoriano Oriental.
Obrigado por nos avisar !
"O restaurante encontra-se aberto há mais de 16 anos. Quando o abri tive um alvará sanitário que estava todo de acordo com a lei, mas anos depois chegou uma delegada de saúde que disse que as casas de banho não podiam estar na cozinha e então mudei-as"
João da Costa, proprietário do Restaurante "O Emigrante", Domingo 13 de Novembro, no Correio dos Açores.
...
segunda-feira, novembro 13
Os Cinco
...
Da esquerda para a direita: um Socialista atávico, um militante intermitente do Bloco de Esquerda, um adepto empedernido do Futebol Clube do Porto (Apre !), um Laranjinha fora de época e um Monárquico por misteriosa tradição. Estes cinco condimentos são a receita do : Ilhas. Como se sabe, nem sempre é fácil a "coabitação institucional" entre estes elementos politicamente antagónicos. Contudo, se, por um lado, divergimos abundantemente em matérias de índole política, ideológica, e partidária, por outro lado, convergimos noutras matérias que também são o "sal e a pimenta" deste blog e desta "tertúlia". Por exemplo, na última assembleia-geral do :Ilhas, julgo que acordamos, por unanimidade, que dos vinhos imolados, em honra a São Martinho, o "Quinta das Hidrângeas" merecia as honras do altar (também andou por lá um pinot noir da Califórnia, mas não fui a tempo da degustação do dito). Deliberamos ainda, com abstenção do ora signatário, como é óbvio, que de futuro se modere o picante das iscas de fígado postas à disposição dos comensais. No resto ficou ainda assente na ordem do dia que estes meetings deveriam ser ter mais "periodicidade"?a propósito sugiro que a próxima reunião ordinária tenha lugar em casa do Alexandre Pascoal. Acaso o talentoso Mr. Riley esteja para aí virado poderá brindar-nos com um encore das estupendas favas "biológicas" com morcela da Beira.
Proeza em Lisboa??????
Escalou ou tentou escalar?
Se tivesse usado mãos alheias talvez tivesse conseguido, mas nestas coisas de "escaladas" os tugas não gostam nada de "dar uma mãozinha".
Esta também é do Sol, mas hoje está de chuva...
...
...
Não sei porquê, mas com esta tenebrosa massa diluviana, algo me diz que está um dia soberbo para a prática de Golf de Pastagem !
13
domingo, novembro 12
?
Alta Fidelidade
sábado, novembro 11
about last night...
sexta-feira, novembro 10
Obrigados Prontos !!!
Thank God its Friday # 3
...
À sexta feira é tempo de alinhar a literatura para o fim de semana. Há sempre novidades nas bancas e a oferta generalista é cada vez maior. Também há revistas da especialidade, vocacionadas para os leitores masculinos, cuja aquisição pode vir a revelar-se um verdadeiro desastre. Que o diga o infausto Woody Allen que bem se esforça na máscara de cientista social quando, no fundo, o que lhe interesse é espreitar a pin up da centerfold.
Kamasutra à portuguesa
«Atenção que este Manual contém todos os predicados para aferir o grau de labreguice (sexual, claro) dos leitores. No final existe mesmo um teste destinado a esta aferição, com uma precisão inigualável», avisa a editora. E lembra: «o labrego sexual estende a labreguice a todas as áreas da sua vida, contribuindo para tornar, cada vez mais este país, naquilo que ele é!»
P.C.P. (pós copy past).
Este é um álbum brochado com capa a cores.
quinta-feira, novembro 9
O melhor do Mundo.
...
Este adorável "piratinha", permanentemente irrequieto e traquinas, é também uma criança dulcíssima e dada a rasgos de repentista perspicácia que deixa os pais embevecidos. Cá está ele, de dedo em riste, para que não me esqueça de cumprir com a prometida prenda pelo seu aniversário. Hoje o José Nuno completa oito aninhos ! Bem sei que há efemérides íntimas e que pouco importam aos leitores deste blog dado às alturas supremas da "cultura, política, lazer e outras divagações". Mas, divagando ocorre-me que, com propriedade, Fernando Pessoa asseverava que "grande é a poesia, a bondade e as danças..." mas logo condescendia que "o melhor do mundo são as crianças". Tinha nisto, e noutras coisas, inteira razão.
quarta-feira, novembro 8
Os Açores na ficção
2027, Londres é uma cidade suja e violenta, repleta de imigrantes ilegais e movimentos clandestinos.
Desde 2009 que as mulheres são infertéis devido a circunstâncias desconhecidas. Num clima apocalíptico, a fazer lembrar os ambientes e cenários de Blade Runner, uma jovem mulher que, milagrosamente, está grávida tenta chegar até junto dos membros do Projecto Humano, uma organização que, nos Açores, se dedica a investigar a cura para a fertilidade. O nascimento e a sobrevivência dessa criança podem salvar a Humanidade da extinção.
Esta é uma curta sinopse do filme Children of Men do mexicano Alfonso Cuarón ( E a Tua Mãe Também, e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban).
Pura ficção, brevemente por aí.
terça-feira, novembro 7
à deriva
notícia do dia
I Encontro de Golfe de Pastagem
07/11/2006
por PG
Decorreu, sábado, no concelho da Povoação, o primeiro encontro de golfe de pastagem. A iniciativa da Câmara Municipal reuniu operadores turísticos e convidados para apresentar a modalidade. Osvaldo Cabral, director da RTP/A, conseguiu arrecadar a primeira posição, enquanto Paulo da Silva ficou com o segundo lugar do pódio; Luís Silva o terceiro e o Delegado de Turismo de São Miguel, o quarto. Nos EUA, o golfe de pastagem já tem organizações até para subdivisões como a "Professional Cow Pasture Golf Association", mas assume-se como uma modalidade não competitiva. A autarquia procura ajudar, desta forma, a virar uma nova página no golfe e a revolucionar o desporto nos Açores.
Este é aparentemente um desporto sério [link] [link] [link], se bem que olhando para a informação disponível on-line nada o faria crer. Questões importantes: Qual é o par do campo? Podem os cães de fila ser admitidos como Caddys? Onde é que fica o buraco? Acertar em cheio numa vaca pode ser considerado um hole in one? Enfim, há malucos para tudo. Já agora um aviso - vejam onde pôem os pés!
Atenção: este post é irónico e sem qualquer tipo de malícia, façam de conta que há aqui um grande smile.
Pré-convocatória
Semana Fantasporto - Última Sessão
segunda-feira, novembro 6
Começa a cheirar a Natal
pode ser que o Pai Natal ande abonado e queira oferecer-me esta prendinha (20 dvds duplos) que só custa 325 euritos.
Nos países Zona 1 (E.U.A., Canadá) a mesma colecção vai ser editada em 5 cxs de de 4 dvs cada, mas em Portugal, país rico, é tudo ou nada.
domingo, novembro 5
Reporter X
Coisas Realmente Importantes
If a new analysis of marine ecosystems data is correct, commercial fish and seafood species may all crash by 2048. Human-dominated marine ecosystems are experiencing accelerating loss of populations and species, with largely unknown consequences. We analyzed local experiments, long-term regional time series, and global fisheries data to test how biodiversity loss affects marine ecosystem services across temporal and spatial scales. Overall, rates of resource collapse increased and recovery potential, stability, and water quality decreased exponentially with declining diversity. Restoration of biodiversity, in contrast, increased productivity fourfold and decreased variability by 21%, on average. We conclude that marine biodiversity loss is increasingly impairing the ocean's capacity to provide food, maintain water quality, and recover from perturbations. Yet available data suggest that at this point, these trends are still reversible.Lido no Público.
2 obras a não perder
O júri deste ano do Festival da Amadora atribuiu ainda o prémio de melhor álbum estrangeiro a "Cidade de vidro", de Paul Auster, adaptado por Paul Karasik e David Mazzucchelli que também já andou por aqui.
Os 2 andam por aí à espera de si.
sábado, novembro 4
sexta-feira, novembro 3
Thank God its Friday # 2
...
Falta-me tempo para o "bloganço" mas não a vontade. Seja como for lamento o meu absentismo neste blog, circunstância que se fica a dever a inadiáveis consumições da minha vida profissional. Fora desta, pouco espaço resta para os prazeres privados, entre os quais o "bloganço", que têm que competir com outros interesses num campeonato sempre difícil de gerir. O certo é que o tempo foge, e eu ando atrás dele a ver se me resta algum, nem que seja para um post decente ou para uma colectânea do Vox Populi. Infelizmente, o tempo é escasso, e nem sequer tem sobrado um part time para a indispensável higiene desportiva. A propósito, por acidente, veio-me à memória a notícia da SIC que publicitava o vanguardismo de um programa de Ginástica no Trabalho como terapêutica para as Doenças Profissionais . Programa adequado para aqueles que passam tempo demais enclausurados na inércia física imposta pela arquitectura de um escritório. Como não me agradou o esquema gregrário de fitness no escritório procurei uma alternativa individual. Parece-me que este EXECUCISOR, já testado por WOODY ALLEN, é um aparelho adequado e polivalente que gostaria de experimentar...pelo menos it looks impressive !
Serviço Público
Com o objectivo de promover o conhecimento, identificação de tendências, obras e autores fundamentais da produção plástica portuguesa no século XX, o Museu Carlos Machado vai realizar um Curso de Iniciação à Arte Portuguesa do Sec. XX.
Estruturado em três módulos de três dias cada um, o curso decorrerá na Igreja do Colégio em regime pós-laboral, das 20h às 23h, ao longo dos meses de Novembro (20, 21 e 22) Março e Maio.
As inscrições que deverão ser enviadas para o Museu Carlos Machado até ao dia 15 de Novembro têm um custo de 10 euros por módulo para o público em geral e 7,5 euros para estudantes.
quinta-feira, novembro 2
Curtas e Rápidas #9
Suponho que, em serviço, não seja nada fácil arrancar um sorriso a este senhor, o Juiz Baltazar Garzon. Homem do Sul, nascido na província de Jaén, frequentou o Seminário em jovem, para depois emendar a mão, trocando Teologia por Direito. O seu trajecto na magistratura, iniciado aos 23 anos de idade, já depois da morte do Generalíssimo, é um exemplo da integridade moral que prestigia a democracia espanhola. Fez estragos à esquerda e à direita, entalou a ETA e o Pinochet, provoca insónias aos espertos da alta finança. Não dá ponto sem nó. Gostava de o ver a trabalhar em Portugal.
CineClube
Europa Galante
quarta-feira, novembro 1
Reporter X
Nem imagino qual seria a dimensão da indignação se o mesmo apoio fosse atribuído a uma entidade cultural com o objectivo de promover a produção regional no campo, perspectivemos, das artes plásticas. Um disparate, um absurdo, um esbanjamento de dinheiros públicos...
Todos os anos assistimos ao início do ano desportivo com as incessantes promessas dos dirigentes desportivos com o objectivo supremo de "subida"! Uma pergunta de retórica recorrente e sem um carácter irónico subjacente: subir para onde?
Multiplicam-se as equipes desportivas pelas nove ilhas do arquipélago, todas com a ganância de promover a região, a sua ilha, a freguesia e, em última instância, a paróquia. Tudo em prol do desportivo, do bem-estar físico, de formação da juventude por actividades lúdicas mais saudáveis. Objectivos que no seu cerne são mais que objectivos - são condição basilar numa sociedade dita civilizada. Mas, depois decorre algo que me intriga. Se existe tanta formação dos "escalões juvenis" - onde estão os ditos escalões na altura da "subida"? Foram estudar (para o continente!) e abandonaram a carreira desportiva!? Correcto. E que medidas são tomadas perante esta situação!? A importação indiscriminada de jogadores (do continente!), pois não existem em "qualidade" na região. Um imperativo categórico. E são portanto estes jogadores que vão promover as ilhas sem, no entanto, as conhecerem de facto. Fará algum sentido a proliferação absurda de equipas desportivas, nas mais diversas modalidades, com ênfase primordial no futebol? Não será, porventura, mais económico e prolífico o apoio à consolidação de um número restrito de equipas com maior capacidade organizativa e financeira!?
Na essência não questiono os apoios atribuídos, mas sim a eficácia dos mesmos. Estaremos a alimentar um modelo desportivo com um sistema falido à partida!? Com que objectivos? Meramente economicistas!? Por dever e aplicação do bem-estar autonómico!? Pelo horizonte longínquo? Por bairrismo doentio?...
Isto tudo para dizer que anseio para a Cultura um Apoio sustentado (equiparado, por exemplo, e porque não, ao desportivo), por forma a que os diversos agentes culturais dos Açores possam desenvolver a sua acção com a dignidade que merecem.
* edição de 31/10/06 do AO