terça-feira, agosto 8

a verdade vem sempre ao de cima

Há situações em que ter razão antes do tempo não traz satisfação nenhuma. Já lá vão quase três anos desde que neste blogue comecei a falar mal dos investimentos brutais e perversamente desnecessários que nesta ilha se iam fazendo e fui equitativo o suficiente para falar mal tanto dos que foram e são promovidos pelas câmaras municipais como pelos do governo regional. No caso concreto que agora me interessa, do prolongamento da avenida marginal para São Roque, quando essa obra de construção/destruição da orla marítima entre a Calheta e São Roque foi anunciada eu insurgi-me contra e alertei para os verdadeiros interesses por detrás desse investimento. Na altura o Pedro Gomes, que como bom PSD anda sempre por aí, contrapôs os meus argumentos com sugestões de leviandade da minha parte, com a importância da obra para as populações, solidificação dos terrenos e defesa das casas e até me convidou para um passeio de barco como forma de mitigar a minha ignorância sobre o assunto. Ontem a Dra. Berta Cabral em mais uma mediática cerimónia de adjudicação de empreitada, cerimónias que a Dra. já faz de cátedra e tal é o à vontade que fugiu-lhe finalmente a boca para a verdade e, tantos meses depois, veio dar-me razão. "Esta obra pretende requalificar a orla costeira e Berta Cabral salienta que assenta em três objectivos: a requalificação ambiental e valorização da orla costeira de São Roque; em segundo lugar, vai criar oportunidades de desenvolvimento económico na área do turismo, uma vez que a zona tem grandes oportunidades, e além disso, vai proteger as populações que residem à beira-mar, uma vez que é uma zona muito fustigada pelo mar", salientou a autarca". Cito directamente do parágrafo do Açoriano Oriental [link só para assinantes] e permitam-me que repita e destaque esta parte da citação "vai criar oportunidades de desenvolvimento económico na área do turismo, uma vez que a zona tem grandes oportunidades", este é o verdadeiro propósito. E mais uma vez é o monstro imobiliário que levanta a cabeça e come tudo o que lhe aparece no caminho. O idiota argumento da protecção das casas e das pessoas do mar violento é tão só isso - um argumento idiota. Ou pior mesmo, é um acto de demagogia estúpida tão mau ou pior do que alegar o fim do pesqueiro para anunciar a criação de uma nova zona balnear no ilhéu de São Roque. Assim vai a nossa governação: cega pelo dinheiro e pelos interesses, ausente de bom gosto e de bom senso, mentindo como se não houvesse amanhã. No meio disto tudo eu só tenho pena de três coisas: que as pessoas não se apercebam da verdadeira cara dos políticos que elegem se não quando já é tarde de mais; de ter tido razão antes do tempo; e de nunca ter usufruído desse passeio de barco que o Pedro Gomes me prometeu. Por fim deixem que ressuscite uma frase já velha mas sempre actual - Merecíamos Políticos Melhores.

Sem comentários: