quarta-feira, março 19

Reporter X

A Cimeira da Guerra *

Passaram 5 anos da cimeira que ditou a 2ª Guerra no Golfo. No médio oriente, os tempos são de incerteza, independentemente do presidente americano que se segue. Este é apenas um ponto da campanha presidencial e ninguém esgrime com certezas o futuro sobre esta região do mundo, a não ser a palavra terror ou a derivação terrorista. O Medo tem de ser alimentado.

Nos jornais leio que alguns dirigentes açorianos de partidos políticos recusam a ideia de que o arquipélago esteja sujeito a atentados por se ter realizado, em 2003, a cimeira na Base das Lajes que antecedeu a intervenção no Iraque, quatro dias depois. Peço desculpa mas que raio de conclusão é esta? O umbiguismo endémico ao cubo ou a posição geo-estratégica elevada ao ridículo.

Apesar disso existem determinadas declarações que não podem passar incólumes, reconheço que descontextualizadas, mas que as gostaria de destacar. Assim, e para o líder do CDS/PP-Açores, Artur Lima, "os terroristas, se tivessem que vir, já tinham vindo" e que "O risco, visto a esta distância, é nenhum, está esquecido, não houve nem há repercussões positivas ou negativas, excepto o facto de turisticamente não se ter aproveitado a visibilidade que foi dada aos Açores e à ilha Terceira, em particular", disse. No comment.

A Cimeira dos Açores fica na história como a altura, e o local, na qual se redigiu a estratégia para o início da invasão do Iraque à revelia e através de um ultimato à ONU e com o recurso a documentos falsos, situação que tem sido amplamente divulgada por diversos protagonistas de todo este processo que a posteriori fazem um mea culpa por forma a escusar-se a comentários.

O Mundo desde o 11 de Setembro nunca mais foi o mesmo. E desde a invasão do Iraque tornou-se ainda mais instável. Apesar de essa não ser a única explicação plausível veio tornar voláteis os mercados financeiros e inflacionar o preço do petróleo a níveis nunca dantes imagináveis e com isso toda uma série de produtos essenciais. Iraque e Guerra são palavras que ficam associadas à história dos Açores, naquilo a que Bush chamou "Moment of Truth", que de “verdadeiro” teve muito pouco, e cuja acção “preventiva” da coligação aliada, Noam Chomsky, famoso polítologo norte-americano, identifica como o “crime supremo”.

Visibilidade turística. Como?!


* edição de 18/03/08 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Daily Show de 17.03.03 (abrir com Quicktime)

Sem comentários: