segunda-feira, dezembro 18

Vox Populi

"auscultar o vox populi, essa entidade sagrada de cujos pronunciamentos - sempre inteligentes e informados - dependem os deuses."

Miguel Castelo Branco - Combustões


Gustavo Fernandes
Nabo no Pedestal - 2004
Óleo sobre tela
195x130 cm


...
"O uso dos contraceptivos (que não custam caro) e, sobretudo, a "pílula do dia seguinte" (venda livre a menos de quatro euros) fizeram do aborto o resultado da ignorância, da irresponsabilidade ou da má sorte."

Vasco Pulido Valente, 2 de Dezembro no Público

"Leia-se Pasolini: "A propósito do aborto, é o primeiro, e único caso em que os radicais e todos os abortistas democráticos mais puros e rigorosos fazem apelo à realpolitik, e assim recorrem à prevaricação "cínica" dos factos consumados e do bom senso. Reduzem-no a um caso de pura praticidade, a encarar exactamente com espírito prático. Mas isto (como eles bem sabem) é sempre condenável."

cit. por Jacinto Lucas Pires, 1 de Dezembro, no Diário de Notícias.

"O que está em curso é uma desculpabilização do aborto, para não dizer uma promoção do aborto. Tal como há uma parada do "orgulho gay" , os militantes pró-aborto defendem o orgulho em abortar."

José António Saraiva, 14 de Outubro no Sol

"A besta nazi espreita uma oportunidade de fazer vingar a sua tese racista sobre o genoma humano, com o consequente extermínio das "raças inferiores" e dos "economicamente inúteis".O aborto social que agora se pretende referendar é claramente um sintoma dessa tendência minimalista e desumana."

Artur Rosa Teixeira, 12 de Dezembro no Açoriano Oriental

"Os hospitais não têm vocação para fazerem abortos a pedido. Não cabe na cabeça de ninguém inundar com estes casos os hospitais que já não conseguem dar resposta em tempo útil a outras situações. A vocação dos hospitais é tratar doentes."

Luís Graça, Presidente do colégio da Especialidade de Ginecologia-Obstetrícia da Ordem dos Médicos, 13 de Dezembro no Público.

Sem comentários: