sexta-feira, outubro 27

FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO

Está a decorrer no auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada a celebração da "A Festa Mundial da Animação".
Dos três programas disponíveis para itinerância nacional, dois dos quais já exibidos pela Muu na sua quase totalidade, selecionamos para a celebração desta efeméride a terceira opção, um programa composto pelos 5 filmes nomeados para o prémio Cartoon D`Or 2006. Para a atribuição deste prémio, o único atribuído ao cinema animação europeu, foram pré selecionados pelos sete maiores festivais europeus, 27 obras das quais foram nomeadas as 5 obras candidatas ao prémio final atribuído em 27 de Setembro passado ao filme "Dreams and Desires" da britanica Joanna Quinn. Os outros nomeados que fazem parte da sessão que está a ser exibida em Ponta Delgada são:
"História Trágica com Final Feliz" de Regina Pessoa; "Nocturne" de Guillaume Delaunay; "Olis Chance" de Saschka Unseld & Johannes Weiland e "Overtime" de Oury Atlan, Thibaut Berland, Damien Ferrié


No final da primeira sessão, que decorreu hoje às 10h30 com a presença de 123 espectadores, ouviram-se críticas de que alguns filmes eram repetidos. Efectivamente, "História Tragica com Final Feliz" e "Overtime" foram já exibidos na última edição do Macaquins em Janeiro deste ano. Mas, se este poderá ser um motivo de crítica, para alguns, para a Muu é certamente motivo de satisfação por duas razões: 1º, demonstra a existência de um público assíduo e atento que adere a estas iniciativas e 2º, evidencia a qualidade dos filmes que anualmente selecionamos para o Macaquins.

A Festa Mundial da Animação continua hoje com uma sessão marcada para as 15h00 e amanhã, Dia Mundial da Animação com uma sessão única às 16h00.

Sem comentários: