terça-feira, junho 20

Nate Fisher - 1965 - 2005

...

...
Estranhos são os dias que restam à saga familiar da estirpe dos Fisher da fabulosa série televisiva Six Feet Under. Como lugubremente nos recorda cada episódio a morte tem um péssimo sentido de oportunidade. Entra em cena sempre fora do respectivo timing ou, como diria o malogrado Jim Morrisson: "So you know how pale & wanton thrillful comes death on a strange hour / unannounced, unplanned for / like a scaring over-friendly guest you've brought to bed.". Ora, é acamado, à conta de uma relação de alcova que termina num colapso causado por uma punitiva hemorragia cerebral, que o herói heterossexual da série vai desta para melhor!

A personagem de Nate Fisher era o arquétipo existencial da geração X e a sua personalidade errática fazia parte do charme de um adolescente enclausurado nas responsabilidades de um quarentão. Mas, a recente necrologia de Six Feet Under parece que não surge do acaso, ao invés, tresanda a moralismo conservador exibindo a morte súbita de Nate Fisher como um cordeiro sacrificado no altar da moral puritana.

Vejamos: Nate andava de candeias às avessas com a sua legítima mulher que havia abandonado a sua vida de devassa para lhe dar um filho. Apesar dessa dádiva Nate vai enroscar-se com uma lambisgóia sonsa. Para adensar o pecado a dita flausina é adepta de uma Igreja quaker cujos ritos roçam o cânone de uma vulgar seita de inspiração Brasileira. Após vários ardis Nate tem uma única relação adúltera com a pecaminosa beata, por acaso irmã por afinidade do mesmo Nate (!), enquanto a mulher legítima espera pelo seu marido num banco da dita Igreja quaker. Após a consumação do adultério o aneurisma de Nate explode e o mesmo acorda do inevitável coma prostrado numa cama de hospital e castigado com a imobilização do lado direito do seu corpo. A partir daí a família recolhe ao leito do enfermo e Nate ainda tem tempo para cometer a derradeira vilania de, no recesso acolhedor dos cuidados intensivos, dar com os pés na mulher traída que está já nos últimos meses da sua gravidez.

No crepúsculo desse último dia de Nate Fisher o nosso herói, entretanto caído no lamaçal do seu egoísmo, ainda tem tempo para mais uma ego-trip. Na companhia do seu irmão David, Nate adormece hipnotizado por uma televisão sintonizada numa emissão onde, sob um mar de prata, vagueia sem rumo um bando de andorinhas. Nate tem uma visão e vê-se na companhia do seu falecido pai rumo a um eldorado de areia californiana numa praia obscenamente radiante. Livre como um pássaro a última faixa da banda sonora da sua vida esbate-se no revivalismo de uma trip de surf ao som de Brothers Johnson. Ao ouvirmos as primeiras estrofes de "Strawberry Letter 23" pressentimos que o destino lhe havia reservado aquele pedaço de funky soul para requiem da sua memória :

"All through the morning rain
I gaze - the sun doesn't shine ?
Rainbows and waterfalls run through my mind

In the garden - I see west
Purple shower, bells and tea
Orange birds and river cousins dressed in green

Pretty music I hear
- so happy and loud ?
blue flowers echo
From a cherry cloud

Feel sunshine sparkle pink and blue
Playgrounds will laugh
if you try to ask
Is it cool? is it cool?

If you arrive and don't see me
I'm going to be with my baby
I am free - flying in her arms, over the sea"

Contudo, o epílogo de Nate não finda num voo livre num céu azul celeste, mas sim num mar espesso e revolto como sempre foi a sua vida. Nate Fisher morre no momento em que o seu irmão David acorda do sono vigilante à beira do catre hospitalar.
...
Surpreendeu-me este episódio de Six Feet Under urdido numa maldade puritana que não se esperava de um seriado tão liberal que, por exemplo, centra parte da sua trama nos dramas domésticos de um casal gay em processo de adopção de duas crianças à beira da delinquência ! Assim a morte de Nate Fisher exala um bafio admoestador do tipo "crime e castigo". Moral da história: Terá sido Nate sacrificado perante as audiências e para remição dos pecados da mesma? O enigma ficará à conta da consciência do espectador-leitor.
...
(Depois desta irremediável amputação no casting de Six Feet Under, restam, infelizmente, 3 episódios para o final de uma das melhores e mais polémicas séries televisivas de todos os tempos, para ver exclusivamente aqui)
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: