quarta-feira, janeiro 5

...Eu hoje deitei-me assim

...

...
...depois do tour habitual pelos jornais da manhã seguinte, e antes de fechar a última página do Açoriano Oriental, dou nota de mais uma notícia que será decerto combustível para atear o lume que consome os seguidistas do centralismo.
Para a nobre missão de liderar a IX Comissão de Inquérito ao Caso Camarate será indigitado um Açoriano, nado e criado em São Miguel, e não um qualquer serventuário do Terreiro do Paço. Efectivamente, a presidir e coordenar mais um Inquérito sobre a etiologia da incineração conjunta em Camarate da "aristocracia" da Direita Portuguesa teremos um Socialista Açoriano.
O deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo dos Açores, é insigne Advogado com um palmarés de inúmeros casos e causas com desfecho que lhe foi sempre favorável o que, convenhamos, é um bom auspício para a investigação. O douto jurisconsulto é ainda qualificado "criminalista" e sapiente navegante pelos tormentosos mares do "processo penal" o que estamos em crer será uma mais-valia para a descoberta da verdade material.
Com este perfil o Dr. Ricardo Rodrigues é o homem certo, na hora certa, para liderar mais um inquérito que em prime-time vai entreter o povoléu agora que acabaram os Ídolos e a Casa dos Segredos já não tem mistérios. Como personalidade mediática o Dr. Ricardo Rodrigues é um verdadeiro imã para os órgãos de comunicação social que amiúde o enxameiam com microfones e gravadores. Sob o assédio das gravações para memória futura do jornal das 8, ou para uma peça mais desenvolvida numa revista semanal, designadamente daquelas que ao Sábado nos enchem de palha noticiosa para o fim de semana, acreditamos que o Dr. Ricardo Rodrigues será um bonus colateral à boa imagem que neste momento os Açores possuem no plano nacional. Assim, enquanto "Povo Açoriano" podemos antecipadamente orgulharmo-nos do contributo do Dr. Ricardo Rodrigues para capitalizar e continuar o seriado de Camarate. Com este "actor principal" na ribalta de tão mediatizada Comissão de Inquérito os "donos das notícias" podem continuar a fazer render a crónica do mito político que umas vezes se diz o resultado de uma conspiração terrorista em conluio com gangs internacionais e, noutras circunstâncias, com a displicência de quem busca a prescrição do esquecimento, se afirma que foi a consequência de um funesto acidente. Porventura o pertinaz Dr. Ricardo Rodrigues até poderá nos surpreender com uma "terceira via" com uma posição alternativa sobre uma culpa que já morreu solteira.
No meio de tanta dúvida razoável há lugar para uma tumular certeza : é tempo das vítimas e da sua memória terem paz, já que Justiça não se vislumbra que algum dia venha a ser feita às circunstâncias em que fomos privados do seu futuro. "Justiça e Paz", por mórbida ironia, era o lema sob o qual Sá Carneiro escreveu um dos muitos libelos contra o "Estado Novo" nas epístolas do Expresso. Sic Transit Gloria Mundi

Sem comentários: