terça-feira, setembro 25

Vox Populi

"auscultar o vox populi, essa entidade sagrada de cujos pronunciamentos - sempre inteligentes e informados - dependem os deuses."
Miguel Castelo Branco - Combustões
...

Central Criminal Courts, popularly known as the Old Bailey.
...
...and Justice for all
"o país pode estar calmo: saíram ou vão sair acusados de assassinatos, violações, etc., mas não será libertado Mário Machado, o dirigente dos skinheads, que é acusado de incitar ao ódio racial, algo que em países genuinamente liberais não é crime, nem sequer delito de opinião. Tudo na longa manutenção de prisão preventiva de Mário Machado é estranho e aponta para razões puramente políticas, o que é inadmissível numa democracia."
Pacheco Pereira no Abrupto

"Num país onde a justiça sempre tarda e não raras vezes falha, a primeira medida de melhoria que se toma é a de libertar os presos, por via da alteração de critérios que permitem a aplicação da prisão preventiva e do encurtamento do seu prazo de vigência."
Vânia Paim no jornaldiario.com

"O Professor Costa Andrade, primeiro, o conhecido Advogado José António Barreiros, depois, e muito mais e boa gente não tem dúvida de que os novos códigos, Penal e de Processo Penal foram determinados pelo processo Casa Pia. Para José António Barreiros foram "feitos à medida do fato dos pedófilos"."
Estevão Gago da Cãmara no Açoriano Oriental

"em matéria de justiça e de polícia, a proverbial arrogância britânica (há hábitos que não se perdem) se mostra particularmente irritante. É que, convém não esquecer, foram a polícia e os tribunais do Reino Unido – país que é, a muitos títulos, justamente, o farol das democracias europeias – que "inventaram" a negociação de confissões como modo alternativo ao julgamento e que, já no século XIX, tornaram aquela prática em rotina judiciária, com todas as injustiças que lhe são conaturais. E, a mais disso (e também por isso e por outras sortidas razões que para aqui agora menos importam), o Reino Unido é, porventura, dos países da Europa Ocidental, aquele em que os erros judiciários formam o cortejo mais denso e funesto. Os casos dos Guilford Four e dos Birmingham Six, com os respectivos rores de torturas, falsidades e indignidades (note-se que ocorreram numa democracia consolidadíssima), não sendo filhos únicos, deveriam, pela sua magnitude e simbolismo, estar presentes na mente dos muitos que atiram pedras aos telhados dos outros."
Pedro Soares de Albergaria, no Sine Die
...
...And now for something completely different
"A pobreza no tempo do PSD não existia, não havia estatística da pobreza. Era como a homossexualidade no tempo da União Soviética : também não existia!"
Carlos César no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Sem comentários: