quinta-feira, setembro 30

Sobre denuncias

Ou de como a baixeza tomou conta do discurso político.

O Nuno "sol na eira" Mendes questiona o porquê de na blogoesfera açoriana não se discutir a «cabala» das denúncias anónimas a Bruxelas de dinheiros mal gastos pelo Governo Regional dos Açores e restante telenovela. Não querendo fazer o papel de provedor da dita blogoesfera, permito-me a seguinte opinião, que segundo sei é partilhada pelo Nuno "foguetabraze" Barata. Este assunto é tão baixo, tão rasco, tão sujo, que não merece sequer as letras deste post. Por isso nunca tinha tocado no tema, mas já que estamos aqui cá vai a minha opinião sobre o assunto:

1º Acho óptimo que haja denúncias em Bruxelas sobre a governação açoriana, acho mesmo que se devia criar um gabinete próprio, com especialistas em várias àreas, que fiscalizasse e denunciasse a governação açoriana. Deixar o governo só nas mãos dos políticos é um erro, e a sociedade civil, blogues incluídos devia estar mais atenta e participativa nos assuntos da sua terra. Em nome da verdade devo dizer que acho que é isso que os blogues, tanto regionais como nacionais, têem feito nos últimos tempos, fiscalizar e denunciar. Quanto mais atenta e participativa estiver a sociedade civil melhores serão os governos, sejam eles de que partido forem.

2º Tanto o Governo Regional como os Executivos Autárquicos tem muito a responder perante Bruxelas, perante os Tribunais Nacionais e perante os cidadãos. As questões da orla marítima (portos de pesca, marinas, piscinas, molhes de protecção, prolongamentos de avenidas...), os bairros sociais e as construções a custos controlados, a preservação do ambiente, a agricultura, as pescas e tantas outras são de tal maneira importantes que podem e devem ser denunciadas, anonimamente ou não.

3º Por sistema não gosto de anonimatos, só se esconde quem tem algo a esconder. Prefiro denúncias assinadas, daí o tal gabinete.

4º Carlos César devia, pura e simplesmente, ter menosprezado este assunto, comentando-o apenas uma vez e classificando-o de baixa política. Fazer de vítima e dizer que os Açores é que saem lesados é desculpa de mau pagador, os Açores só saem lesados se de facto houver má utilização de dinheiros públicos.

5º O PSD no seu todo cobre-se de ridículo ao fazer tanto alarido com este «fait diver», parecem aquelas crianças que para esconder uma mentira contam logo asseguir mais três ou quatro até que acabam no quarto de castigo a chorar. O PSD devia ou assumir que o fez ou então apoiar quem o fez, anónimo ou não. O importante é a verdade e o interesse e bem-estar dos açorianos.

6º, e último. Enquanto discutem o acessório não se discute o essencial, ou seja, como e quem deve governar os Açores no futuro dando-nos a todos melhores condições de vida e de bem-estar, o resto é palhaçada, demagogia e baixa política.

Merecíamos Políticos Melhores.

Sem comentários: