quarta-feira, novembro 6

10 anos


Hoje passam 10 anos desde que o :ILHAS iniciou a sua emissão. Ao longo deste período foram muitas as transformações por que todos passamos, entre profundas alterações tecnológicas, colaboradores, motivação, interesse ou mesmo disponibilidade.

A blogosfera já não é o que era, nem sei se alguma vez, nestas ilhas, ela chegou a ser qualquer coisa. O :ILHAS foi e terá sido, muito provavelmente, o que maior visibilidade teve.

Já demonstrei aos actuais inquilinos que quero prosseguir esta missão. No entanto, é necessário torná-lo mais apelativo nos conteúdos. Sabendo de antemão que a concorrência das outras redes é, provavelmente, mais atractiva na relação de proximidade que gera.

O arquivo do :ILHAS é, em parte ou no seu todo, uma parcela da história recente dos Açores e das intensas transformações operadas ao longo da última década. Tenho, por isso, uma enorme relutância em afastar-me do percurso trilhado até aqui. Espero consegui-lo. Desistir é sempre mais fácil.

Até já!

7 comentários:

Anónimo disse...

Espero q n desistas, Alexandre. É muito importante preservar este pequeno espaço onde se exerce a liberdade de expressão, mesmo que não sejam muitos/as os que dela usufruem.

Tu, o Pedro Arruda, o Victor Marques, o João Nuno e o João Pedro Vaz de Medeiros (1 dos designers da revista :ilhas, trabalhando com o Victor) desempenharam um papel fundamental na criação de uma ciber polis nesta(s) ilha(s). Quem não se recorda dos acérrimos debates aqui no :ilhas?

Não desistas. Escreveste muitos posts com os quais concordei. Outros nem tanto. Fomos tolos, inteligentes, tolerantes, dogmáticos, teimosos, ...fomos todos um pouco de tudo ao longo do tempo...

O que interessa, verdadeiramente, é reconhecer que o exercício pleno e audaz da democracia é coisa de AGON...

Chantal Mouffe tem razão. A democracia sem Agon (luta, competição etc) não tem piada. O agon é a marca da autenticidade da democracia.

O consenso, apesar de ser por vezes necessário, não é a essência da vivência democrática.

Desejo-te boa sorte e espero que não desistas.

ezequiel

Anónimo disse...

Caro Alexandre
Apetece-me lembrar a canção cantada por Paulo de Carvalho "dez anos são muito tempo...", tempo para estarmos vivos, observarmos e sermos activos neste mundo em transformação...
Podia dizer muito mais coisas, mas não encontro palavras mais certas que as do Ezequiel e com o seu consentimento as renovo, dizendo tão simplesmente que não desistires não é uma opção, mas uma obrigação de carácter, que todos nós agradecemos.
Parabéns pelos dez anos e por toda a tua participação, que venham, mais dez.
Saudações
Açor

Carlos Rodrigues disse...

Alexandre,
Count me in!
C

Anónimo disse...

Hoje, enquanto tomava o cafezin da matina, li um artigo no AO sobre a Escola de Música de Rabo de Peixe que me alegrou bastante.

Gostei tb de ler as tuas declarações, Alexandre.

Os Jesuítas, fundadores das melhores e mais antigas universidades Europeias, há muito sabem que a aprendizagem da música favorece o desenvolvimento intelectual e académico.(O Alexandre, no dito artigo, diz que a performance académica das crianças melhorou significativamente depois de terem começado a aprender música)

Nos Gymnasium Alemães, nas escolas "públicas" (leia-se: privadas e destinadas às elites) Britânicas e nas Prep Schools Americanas (e noutras por este mundo fora) o ensino da música é OBRIGATÓRIO. A aprendizagem da música complementa e fomenta a aprendizagem académica.

Isto SIM, Alexandre. Isto é que é uma política cultural substantiva!!! É mais importante ensinar a pescar do que oferecer peixe....

Além disso, foi uma iniciativa que apesar de ser patrocinada pela Presidência do GRA, foi e é sustentada pelos esforços da sociedade civil açoriana e americana (michael wimberly etc). Não esquecer tb o contributo da Gianna (Conservatório) e de muitas outras pessoas que desconheço.

FANTÁSTICO!!!

este sinhor já ensinou muitos miudos de Rabo de Peixe...

http://www.youtube.com/watch?v=Gz92GQfT2M4

Anónimo disse...

gosto imenso deste sacana do Wimberly...

um BOM homem e um excelente músico.

he's got SOUL...

http://www.youtube.com/watch?v=jxtfnUnqSzg

Carlos Faria disse...

Confesso já cá não vinha há muito tempo, mas com a chamada de atenção do fogotabraze reparei que este blogue não constava do novo agregador de blogues onde faço o zapping diário...já corrigi o lapso, seguramente voltarei a acompanhar tudo o que por aqui se diz.
Parabéns

Anónimo disse...

Eu também vou começar a passar por cá assiduamente.Bons debates.
RM