quinta-feira, outubro 4

Dia Mundial do Animal

Hoje, por razões várias, é um dia muito importante.
Uma delas - irrefutável, incontornável, inadiável - é o facto de se assinalar o Dia Mundial do Animal.
Para ver (e/ou rever) atentamente, sentir fundo, assinar firme e passar a palavra. Sem hesitar.


11 comentários:

Anónimo disse...

Cara Renata Botelho
Hoje e sempre, temos que nos rever nos nossos "irmãos" animais, somos como eles seres vivos que comunicamos uns com os outros, com linguagens diferentes,mas ocupando este mesmo espaço, umas vezes imenso outras vezes tão pequeno, mas sempre um lugar de interacção entre ambos com as dificuldades e oportunidades que este mundo nos proporciona...
No fundo temos que ser racionais e emotivos nesta nossa ligação, racionais, porque existem pontos que temos que explorar para adequar a necessidade de utilização dos animais e a adequada preservação da natureza, emotivos porque os animais merecem toda a nossa atenção na sua preservação e cuidados, no fundo é utilizarmos com as devidas adaptações a visão humanista na nossa ligação ao mundo animal.
Um post sempre necessário para entendermos que os animais não são só um elemento belo em nosso proveito, mas um elemento da natureza que tem(mutatis mutandis) "direitos" direitos que têm que ser salvaguardados, e eles não podem se confinar exclusivamente aos animais domesticados.
Parabéns pela oportunidade e alcance do texto.
Açor

Anónimo disse...

Sinceramente. Ainda não percebi se os humanos fazem parte dos animais que o PAN defende.

Anónimo disse...

Caro anónimo 4.47p.m.
A sua pergunta é pertinente, quanto a mim penso que um partido virado para os animais, como o PAN tem teoricamente toda a legitimidade em existir, mas não me revejo neles, penso que o homem só pode defender racionalmente os animais se se assumir como estando num nível diferente de desenvolvimento animal...
Cada coisa em seu lugar e todas a exigir um olhar dignificante sobre elas.
É no nosso papel de humanos e racionais que ganhamos esta responsabilidade de olharmos e defendermos os animais.
saudações
Açor

Renata Correia Botelho disse...

Caros Açor e anónimo,

não compreendo porque discutem aqui as razões de o PAN existir ou não, ou se concordam com os seus princípios.

Desculpem, mas é descabido neste post.

Este vídeo que partilhei convosco é realizado pela ANIMAL, uma ONG independente de crenças, partidos ou quaisquer outras "divisões", que luta (e eu associo-me à sua luta com todas as minhas forças) por uma nova lei de protecção dos animais, que permita acabar com a selvajaria hedionda das touradas, com o abandono e maus-tratos de todo o tipo, com a panóplia de crimes inflingidos aos animais e que, pela inoperância das autoridades e pela inexistência de uma legislação consistente, permanecem imperdoavelmente impunes.

Concordar ou não com o PAN é outra discussão, não esta.

Como alguém diz no vídeo: O PLANETA NÃO É NOSSO. Onde quer que nos situemos politicamente, esta devia ser SEMPRE uma ideia central nas nossas vidas.

Renata Correia Botelho disse...

PS: esqueci-me, contudo, de agradecer a vossa presença aqui, que é sempre estimulante - em particular ao Açor, que tão generosamente nos vai deixando a sua leitura crítica e atenta.
Por isso, e porque acredito que concordem comigo no que respeita à luta que este post preconiza, o meu abraço.

Anónimo disse...

Renata,

a minha graçola foi descabida?? não sei.

não será descabido vir aqui dizer o que é e o que não é descabido?

também não sei.

o que sei ou o que penso que sei é que os humanos são animais irracionais. a PAN poderia usar este slogan: defendemos todos os animais, incluindo os humanos LOL LOL.


a ong ANIMAL não é uma ONG "independente de crenças"...

defende os animais.

BOA SORTE para a PAN e para a ANIMAL, Renata.

:)

Anónimo disse...

Concordar ou não com o PAN é outra discussão, não esta.

---
oki doki, Frau Renata!

Obrigado por ter tido a gentileza de me informar.

Muito obrigado.

Atenciosamente,
Miauu

Anónimo disse...

Cara Renata
No meu 1º. comentário não me referi ao PAN, nem teria cabimento em relação ao seu post(apesar de poder se enquadrar na mesma temática).
Acabei por referir-me ao PAN em resposta ao anónimo que o referiu...
Seja como for com organizações ou não, a defesa dos animais acompanha a evolução humana e a sua compreensão é expressão da inteligência e da constatação que o homem só tem futuro num mundo onde os animais ocupem o seu espaço natural.
Saudações
Parabéns pelo post.
Açor

Anónimo disse...

Ontem um Sr embevecido (de seu nome Goulart) pela presença de um totó do CDS-PP na RTP-A plagiou uma piada aqui do :ilhas (PAN, serão os humanos animais???)

Anónimo disse...

O "espaço natural" de um vitelo é no prato. lol lol

Ontem ou/vi o candidato do PAN pela via do âncora Goulart da RTP-A.

Tem cara de texugo. Acho, sinceramente, que este Sr. está a usurpar o voto animal. Onde é que já se viu: um humano a ser eleito pelos animais, humanos a serem eleitos por outros humanos...a representar os animais. Alguém deveria denunciar esta situação ao Tribunal Constitucional. Elejam um ANIMAL para o Parlamento Regional!!!!!!!!! Espero que não escolham uma vaca. O meu fila micaelense/brasileiro está pronto a dar o seu contributo. As portas do parlamento teriam que ser fechadas e todos os parlamentares teriam que comparecer.

Anónimo disse...

errata:

Onde é que já se viu: humanos a serem eleitos por outros humanos que representam os animais. Será que os animais querem ser representados pelos humanos????


PS: em conversa com 1 eleitor, o candidato do PAN teve a audácia de ser honesto: " então você não é um animal, perguntou ele. Não somos todos animais???" (ena, interrogação profunda!!!) O gajo deve ser um gabiru.

O eleitor, visivelmente confuso, não respondeu.

Às tantas o gajo do PAN tem razão.