sexta-feira, junho 10

AZAB 2011 - Falmouth | Ponta Delgada | Falmouth

Hoje, no dia em que se celebra o dia da nossa Nação, chega a Ponta Delgada o veleiro "La Promesse", o primeiro dos quase 60 que ligarão Os Açores a Inglaterra, numa regata que, de 4 em 4 anos, se realiza desde 1975.

Esta é uma regata que, para além de ligar 2 países com fortes relações diplomáticas e comerciais, permite trazer aos nossos dias a forte ligação dos Açores a Inglaterra que, no Séc. XIX, terá, eventualmente, conhecido o seu auge com o comércio da laranja, facto que originou, entre outras coisas, a importação de alguns conceitos românticos aplicados aos jardins que, ainda hoje, se encontram bem patentes em jardins como o "Jardim José do Canto" o "Parque Terra Nostra" e o "Jardim António Borges", entre outros.

Nesta relação de longa data entre O Clube Naval de Ponta Delgada e o Royal Cornwall Yacht Club que é um dos mais antigos clubes da Europa, a amizade que nos dispensa é tal que, em 1995 (ano em que pela primeira vez participaram iates açorianos), promoveu um encontro entre o representante do Clube Naval de Ponta Delgada e a Rainha Isabel II e fez hastear a nossa bandeira nacional no mesmo mastro do castelo, onde se encontrava hasteada a bandeira inglesa para a largada.

Para os mais curiosos, aqui fica o link para seguirem esta importante "RACE":

Sem comentários: