segunda-feira, agosto 6

Reporter X

Silly Season - A estação é que mais Ordena*

O Verão percorre as ilhas e o país e com isso desesperam os jornalistas - pelo menos os que estão de serviço.

Invariavelmente, determinou-se que chegado o Verão e com o início das férias politicas, desportivas e da maioria dos sectores da sociedade, chega também a Silly Season ou a época onde escasseiam “noticias interessantes” ou dignas de “interesse” (sinceramente não faço ideia do que isso quererá significar!).

Os editores dos jornais preparam antecipadamente inúmeras “notícias” com receio de não existirem notícias em número suficiente para preencher o designado “vazio noticioso” estival. Do mesmo modo, o “volume” de páginas dos diversos periódicos, do maior semanário ao diário local, passa a light - em conformidade com o rigor da estação veraneante para desespero de quem vende noticias. Pois, a “escassez do papel” poderá significar um mau negócio para quem compra jornais e que nesta altura dispõe de mais tempo livre para verdadeiramente desfrutar da leitura (é talvez a única época do ano em consigo ler integralmente o Expresso!).

O facto é que “assunto” não falta. Percebo que perante uma redacção desfalcada o editor ou o jornalista desespere no fecho edição. No entanto, isso não poderá significar um desinvestimento do dever informativo nem poderá servir de desculpa para um olhar menos atento para a realidade que existe.

Os jornalistas sabem (ou deviam saber) que há vida para além das notas dos gabinetes de imprensa.
Mas e apesar disso a Agenda subsiste e está mais política que nunca.
É pena.


* edição de 07/08/07 do AO
** Email Reporter X
*** Fotografia X Reporter X

Sem comentários: