sexta-feira, abril 13

Um olhar de quem nos visita

«(...) Agora que a via rápida está aberta e a fun­ci­o­nar, ir à vila de Nor­deste já não é a aven­tura lenta e peri­gosa de outros tem­pos. Sem ultra­pas­sar os limi­tes de velo­ci­dade, uns 25 minu­tos che­gam e sobram para per­cor­rer a dis­tân­cia que, pela velha e sinu­osa estrada antiga, levava horas a fazer. Os turis­tas agra­de­cem a dádiva, mas muito mais os nor­des­ti­nos: até há pouco, eram eles os gran­des pre­ju­di­ca­dos pelo afas­ta­mento dos pólos mais cen­trais e desen­vol­vi­dos da ilha, o que tinha como con­sequên­cia negar-lhes em boa medida aquilo de que bene­fi­ciam os res­tan­tes micaelenses.
Os gran­des lan­ça­men­tos rodo­viá­rios encur­ta­ram dis­tân­cias e a ilha de S. Miguel está, pois, mais “pequena”. Com isso, o Nor­deste não per­deu nada do encanto de sem­pre, tor­nando aces­sí­veis luga­res e espa­ços – a Ponta do Sos­sego ou a serra da Tron­queira, por exem­plo – que se tor­na­ram mais fáceis de visitar. (...)»
@ Fugas.

24 comentários:

Anónimo disse...

E encurtaram também o orçamento- veja-se mais este caso de parceria público-privada!

Mas podemos estar descansados que, segundo as otoridades regionais, os Açores estão numa situação financeira invejável.

"Pobri gosta de mercedes à porta da tijuca, né?"

Ai "Jasus"!

Dr. Osório disse...

É verdade, caro companheiro das 4:14.

Se fosse com os nossos queridos companheiros Costa Neves - um líder carismático que muito fez pelo montado, em Portugal! - ou mesmo Berta Cabral, nós não teríamos uma auto-estrada para o Nordeste, mas sim um TGV, com apeadeiros na Achada das Furnas e em S. Pedro Nordestinho.

Estive há pouco no Coliseu.

Grandes cabeças que ali estão.

Até me fez recordar o circo Dallas!

Anónimo disse...

caro Pascoal
A scut para o Nordeste pode ter facilitado a vida dos construtores civis e dos orçamentos para as campanhas eleitorais, mas em relação ao dinamismo económico do Nordeste tenho as minhas dúvidas...
Por maior que seja o aumento das pessoas que visitem o Nordeste(se a crise e o aumento do preço do combustível o permitir...) não resultará maior consumo tanto na restauração como no comercio em geral.
Assim quem quiser visitar o Nordeste não só não irá parar nas freguesias até ao Nordeste,( como o faria na Estrada antiga)como deixará de almoçar ou jantar no Nordeste, pois facilmente irá rapidamente fazê-lo em outro destino, ou mesmo na sua casa, ou no hotel onde pernoitar, uma vez que não se antevê que o faça no Nordeste.
Em relação aos moradores que trabalham em Ponta Delgada, não só as camionetas têm a tendência de utilizar a estrada antiga, pois é mais rentável, como para quem tem carro irá passar a fazer as suas compras em Ponta Delgada ou Ribeira Grande, dificultando ainda mais o comercio e a economia Nordestina.
A facilidade em se deslocar para Ponta Delgada irá aumentar as pessoas a trabalhar fora do Concelho, desbaratando ainda mais a economia Local e os empregos.
Basta conhecer um pouco a realidade do Nordeste para entender que a nova estrada não melhorou a vida no Concelho, continuando(senão aumentando) os problemas sociais, quiçá aumentando os problemas de desadequação e aumento da criminalidade.
Se tudo isto não fosse suficiente teríamos sempre de equacionar os custos da obra com a sua utilidade.
O que aconteceu na Governação de César foi uma deriva para a obra publica, sem estudos de viabilidade ambiental, económico e de enquadramento visual.
No fundo o PS Açores, acabou de imitar o PS Nacional, na sua obsessão de imitar o PSD no seu pior.
Açor

Anónimo disse...

O cabeça de burro do Osório Garganta acha que a governaçao chuchialista é que sim.

O cabeça de burro só está interessado no seu bem pessoal- podim rebentar uma boma que, desde que a mula continuasse agarrada à têta, continuaria a dizer maravilhas de ChChócrates e companhia Ldª!

Garganta é como os ministros de um ditador argentino que , nas festas que dava, obrigava os mesmos a por-se de cócoras e lhes dava pequenas chicotadas no dito cujo- Garganta, se fossse preciso levantava mais e pedia chicote!

Garganta Funda disse...

O comentador das 5,15, o Dr. Osório, trouxe à recordação esse estimado Líder dos «ultraperiféricos» que foi Costa Neves, deputado de Portucale, perdão do Portugal, mais propriamento do Alentejo de Cima.

Ainda hoje, deslizando suave e elegantemente no meu bólide através da mágnifica auto-estrada que vai até ao Nordestre, e apreciando aqui e ali a soberba paisagem, fui ouvindo o noticiário da RDP das 15h00, pelo qual o sr. jornalista anunciava que Costa Neves estaria «disponível» para ingressar (e engrossar, já se sabe...) um hipotético ou mesmo utópico «governo» chefiado pela Exma Líder, com o curioso argumento de projecto de «renovação».

Logo o Costa Neves, contemporâneo da Exma Líder, a falar em «renovação»....

«Renovação», de quê? Das loiças da casa de banho ou dos cortinados?

Não cheguei bem a averiguar se o ilustre deputado português - que vota normalmente CONTRA os Açores - se está cheché ou se as suas declarações à RDP não passam duma armadilha à sua sucessora e rival, e que tantas armadilhas colocou no trajecto desse líder fenomenal que era o Dr. Costa Neves...

Entretanto vou recolhendo notas de reportagem.

É pena o :Ilhas não disponibilizar som e imagem...

Anónimo disse...

O palonço do Garganta, comentador chucha, sempre pronto a dar o dito cujo bem a jeito em prol da sua chucha, foi na estrada para o Nordeste, conduzindo a todo o vapô e, ao msmo tempo, vai tiraando umas notas de reportagem.

Garganta devia era tomar notas da governação chuchialista que levou o país à quase bancarrota.

Até no plano moral a governação chucha é um desastre, pois formou uma escol de fanáticos e interesseiros seguidores que vivem num mundo surreal, como se as pessoas , com o desemprego ( nos Açores é a maior percentagem de todo o país)fossem nesta música intujona e que tanto sofrimento está a trazer às pessoas- para Garganta, qual quê?- O que lhe interessa é ir no seu bólide nas suas passeatas catrinetas, enquanto todo um povo sofre com esta política que vai ficar para sempre como um período de má memória!

Anónimo disse...

Caros Comentadores
Estamos no momento ideal para deixarmos esta visão "clubista" e bi- polar, de pensarmos que só existe PS e PSD neste Universo politico das Ilhas...
Chegou o momento de entendermos com a crise, que não podem ser estes dois partidos a resolverem os problemas que eles próprios nos criaram, com décadas de má governação.
Garganta Funda tem razão, não será Costa Neves(bem embrulhados no caso Portucália) que resolve seja o que for, como também, não é Berta Cabral(mais vocacionada para disputar com César as obras mais Faraónicas)que será capaz de governar a região, quando não foi capaz de governar a câmara de Ponta Delgada.
Repensar a politica nos Açores envolvendo as populações na escolha de outras politicas e de outros quadros imbuídos com um espírito novo de servir a causa pública.
Se calhar a junta de freguesia de Santa Clara é um esforço valido neste objectivo.
Açor

Anónimo disse...

Pronto mais um chucha!

O teor do comntário, com dois tiros para o PSD e um de raspão no PS, denuncia mais um bipolar chucha que quer baralhar, disfarçar para tudo ficar na mesma.

Possivelmente o Açor desconexo quer o presidente da junta a governar os Açores- pois que se candidate!

MILHAFRE disse...

Pois é, meus amigos, «PORTUGAL ESTÁ DE CÓCORAS» e muita gente está apostada em levar também os Açores «ao tapete».

Entre nós estão a ser encenadas várias «fitas» com vista a empurrar os Açores para o «barulho».

No «Azores Forever» foi publicado um post sobre a aprovação do famigerado «tratado orçamental» que não é mais do que mais um caixão no prego da velha Nação «que foi Portugal».

Mas «eles» passeiam-se por aí com toda a impunidade.

Ainda este fim de semana vamos ter que «gramar» mais vendilhões de pátrias entre nós.

São muito bem capazes de processar açorianos por defenderem a sua Terra - como já o fizeram com alguns nossos patrícios - mas não se importam de «vender Portugal» às talhadas, como acontece novamente com esse vergonhoso tratado orçamental, imposto por estrangeiros...

Anónimo disse...

Esse palonço Garganta , uma vez é milhafre, outra Açor, etc, etc- e é este cabo de esquadra que nos quer vender banha de cobra!

Anónimo disse...

Caros anónimos "desavindos"
Mesmo aparecendo de "para-quedas" a tempo das eleições, têm o direito à palavra e ao respectivo contraditório...
Com toda a dignidade e a longevidade dos seus comentários,o Açor é diferente do milhafre e d0 Garganta Funda e todos eles à sua maneira dizem as suas opiniões de forma livre e independente.
Infelizmente continuam os digníssimos anónimos a proceder como o "maluquinho" da fisga para matar "melrinhos", por mais que se lhes expliquem, vêm em todo o lado, "chuchas"...
Se calhar têm razão, pois entre PS e PSD, a prática é igual, apesar do choro, eles apoiam-se uns aos outros como foi o caso do défice(impossível de alcançar)de 0,3% ser inscrito na Constituição e de todos os malefícios da troika e da austeridade.
O mal da nossa politica é precisamente não enxergar para além do imediatismo das eleições...
Açor

Anónimo disse...

Palavras sábias- só falta saber se o etc etc não vai votar, se vai votar por qui ou por li!

Garganta Funda disse...

Com a aproximação das eleições regionais, a deslocação de «dirigentes nacionais» é cada vez mais frequente.

De todos os partidos, entenda-se.

Já cá veio várias vezes o Feirante-Mor vender periscópios de submarinos e agora está cá entre nós uma embaixada portuguesa, que nos faz lembrar a embaixada que D. Manuel I, o Venturoso, levou a Roma.

Amanhã chega o elefante e os chimpazés.

Mas foi hoje que um vice qualquer dessa turma, cujo nome não me recordo nem me interessa, disse na sua proverbial ignorância sobre o que se passa cá, que o partido açoriano que sustenta o governo «regional» teria sido cúmplice da «irresponsabilidade» que grassou e continua a grassar no país.

Que irresponsabilidade, senhor engenheiro?

Aquela que aconteceu na Câmara de Lisboa, onde o Santana e o Carmona fizeram falir Lisboa, a capital do ex-Império?

Ou aquela que levou a Madeira à bancarrota?

Ou ainda aquela irresponsabilidade que levou à bancarrota três ou quatro câmaras açorianas da responsabilidade do PSD?

Ou ainda a irresponsabilidade das empresas municipais falidas no Continente, Madeira e Açores da responsabilidade de autarcas do PSD?

Ou está a falar na cumplicidade de aprovação dos últimos três orçamentos (2009, 2010 e 2011) do Sr.Inginheiro Sócrates?

Ó Sr. engenheiro, vice desse partido que também é há décadas co-responsável e actor principal da destruição de Portugal, vai mas é para a sua terra catar macacos!

Tenha vergonha na cara!

Você está nos Açores! Não está na Mouraria!

Anónimo disse...

O ultimo governo laranja nos Açores, deixou um calote de 150 000 000 de contos (cento e cinquenta milhões de contos) pela mão de Berta Cabral.

E é esta gente que fala mal de Sócrates e esquece a bancarrota de Jardim.

Reparem na reacção de Berta Cabral tem tido, face aos ao cumprimentos de Costa Neves.

Reparem na capacidade que o malabarista de Castelo Branco tem de engolir sapos, rãs e elefantes.

Reparem na "excelente" disposição do parque de sucata do PPD/PSD tem demonstrado, "para renovar"!

Aquilo é o circo terceira idade, protagonizado por sucata

Anónimo disse...

A líder quer tudo o que dá votos.
É a favor da patroa, que quer trabalho, e é a favor da empregada, que gosta de malandrar.
Não faz opções.

A impressionante falta de vértebra de alguns dos nossos politicos, é digna de manual.
Não é que o outro, deputado por Castelo Branco por favor sabe-se lá de quem, quer voltar a ser secretário, desta vez de Berta Cabral.
Recorde-se que Berta Cabral frente às camaras de televisão, no hall do tribunal de Ponta Delgada, deu uma corrida em Costa Neves quando este líderava o PPD/PSD Açores.

Anónimo disse...

OH cabeça de burro- e o grande secretário da inconomia?- rampas sobe e desce.Brucelose a extinguir em dois anos.

Defender os Açores ( da governação chucha que noslevou quase à bancarrota?)

Oh Garganta, começa a aprender a taboada que a chucha não é eterna!

Anónimo disse...

Alexandre

és um tributo à coerência

quem te viu...

Z

Anónimo disse...

basta visitar os arquivos deste blog

é preciso ter descaramento!

Z

Anónimo disse...

Quem não se recorda dos cento e cinquenta milhões de contos de calote que a Drª Cabral apresentou como produto final das governações laranjas?

Quem não recorda a cena triste que Berta Cabral deu ao desautorizar o líder do seu partido, Costa Neves, frente às camaras de televisão?

Quem não se lembra das censuras que os governos laranjas faziam aos OCS?

Quem não se recorda de umas tais escandaleiras relacionadas com carnes importadas da Argentina e com carimbos?

Quem não se recorda das compras na lavoura, feitas com subsidios à custa do erário público?

E é esta gente, que, incapaz de se renovar e achar caras novas, que quer voltar ao poder.

Anónimo disse...

Calote?! O calote da bancarrota da governação chuchialista? Quem não se lembra?

E dos chuchialistas dos Açores terem começado com uma dívida ZERO e agora é esta bandalheira!

Garganta, aprende a taboáda- prepara-te para o velório!

Garganta Funda disse...

Foi vergonhoso e execrável o exercício de submissão e de subserviência que alguns «açurianos», da turma dos «ultraperiféricos» e «cavaquistas» excomungados, empreenderam este fim de semana no Coliseu Micaelense.

Envergonharam toda uma geração de autonomistas e blasfemaram em cima do legado dos nossos antepassados.

Que a terra lhes seja pesada!

Anónimo disse...

Palavra de chuchialista!

Anónimo disse...

Caros autores, comentadores e leitores do Ilhas.
Nem sempre a mudança é para melhor, o ilhas mudou e se calhar houve uma expectativa que tudo pude-se melhorar...
Não obstante eu ter- me interrogado (e escrito no ilhas) que receava que a mudança pudesse trazer alguma reserva à liberdade da escrita e dos comentários, fazia força para que as alterações introduzidas pudessem fomentar uma maior fluidez das ideias e do contraditório.
Hoje com magoa reparo que as alterações não só não melhoraram a estética do blogue, como não melhoraram nem a diversidade dos temas postados, como não promoveram e produziram melhores comentários.
Em relação aos comentários faço meia culpa, naquilo que me possa ser assacado a minha participação.
Dito isto é óbvio que não é fácil a termo-nos( e nem sempre é desejável)ao tema do post, no entanto o que se está a manifestar neste momento é o execrável ataque pessoal, sem qualquer justificação e sem acrescentar nada...
Seria útil que esta realidade não fosse motivo para que os comentários viessem a desaparecer do ilhas.
A propaganda aos partidos PSD/PS, do arco da governação, Açoriana e Nacional, não deve nem pode funcionar como garrote à livre discussão das ideias.
Açor

Serreta disse...

e então quando tiver o túnel das Furnas para a Povoação o turismo vai disparar com os basbaques que querem ver a 9ª maravilha do mundo.